Como o poder é uma relação social que envolve vários atores com projetos e interesses diferenciados e até contraditórios, há necessidade de mediações sociais e institucionais, para que se possa obter um mínimo de consenso e, assim, as políticas públicas possam ser legitimadas e obter eficácia. Elaborar uma política pública significa definir quem decide o quê, quando, com que consequências e para quem. São definições relacionadas com a natureza do regime político em que se vive, com o grau de organização da sociedade civil e com a cultura política vigente. Nesse sentido, cabe distinguir “Políticas Públicas” de “Políticas Governamentais”. Nem sempre “políticas governamentais” são públicas, embora sejam estatais. Para serem “públicas”, é preciso considerar a quem se destinam os resultados ou benefícios, e se o seu processo de elaboração é submetido ao debate público.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir.
I. As políticas públicas precisam prever aspectos como a distribuição das responsabilidades, os procedimentos a serem realizados, bem como o público a ser atendido.
II. Quaisquer ações do Estado devem ser classificadas como políticas públicas, posto que todas elas envolvem verba originada dos cofres públicos.
III. A elaboração de uma política pública demanda que sua proposta seja debatida junto à sociedade civil, sendo o debate público uma de suas premissas.
nataliasuelendesouza:
É correto o que se afirma em
I e II apenas
Respostas
respondido por:
26
Resposta:
I e II apenas!
Explicação:
I, II e III.Quaisquer ações do Estado devem ser classificadas como políticas públicas, posto que todas elas envolvem verba originada dos cofres públicos. VERDADEIRO. Isso significa que toda a ação voltada para a criação das políticas públicas (pelos membros do Poder Legislativo) deve partir do próprio Estado
respondido por:
5
Resposta:
I e II apenas!
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás