• Matéria: Português
  • Autor: mrasantos17
  • Perguntado 4 anos atrás

ME AJUDEM!!!!!!!!!!
Fragmento do conto “A CARTOMANTE”, de Machado de Assis

fragmento abaixo do conto “A CARTOMANTE”, de Machado de Assis e responda às questões.


“Não queria arrancar-lhe as ilusões. Também ele, em criança, e ainda depois, foi supersticioso, teve um arsenal inteiro de crendices, que a mãe lhe incutiu e que aos vinte anos desapareceram. No dia em que deixou cair toda essa vegetação parasita, e ficou só o tronco da religião, ele, como tivesse recebido da mãe ambos os ensinos, envolveu-os na mesma dúvida, e logo depois em uma só negação total. Camilo não acreditava em nada. Por quê? Não poderia dizê-lo, não possuía um só argumento; limitava-se a negar tudo. E digo mal, porque negar é ainda afirmar, e ele não formulava incredulidade; diante do mistério, contentou-se em levantar os ombros, e foi andando”. [12º parágrafo]

Poemas – Carlos Drummond de Andrade

No Meio do Caminho


No meio do caminho tinha uma pedra

tinha uma pedra no meio do caminho

tinha uma pedra

no meio do caminho tinha uma pedra.


Nunca me esquecerei desse acontecimento

na vida de minhas retinas tão fatigadas.

Nunca me esquecerei que no meio do caminho

tinha uma pedra

tinha uma pedra no meio do caminho

no meio do caminho tinha uma pedra.


Crônicas – Rubem Braga.

O Pavão


Eu considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial. Mas andei lendo livros, e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há pigmentos. O que há são minúsculas bolhas d'água em que a luz se fragmenta, como em um prisma. O pavão é um arco-íris de plumas.


Eu considerei que este é o luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com o mínimo de elementos. De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério é a simplicidade.


Considerei, por fim, que assim é o amor, oh! minha amada; de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira em mim existem apenas meus olhos recebendo a luz de teu olhar. Ele me cobre de glórias e me faz magnífico.


Rubem Braga

Artigos de opinião – Lya Luft.

A boa escola


(...).


No chamado 2º grau, além de livros, quem sabe computadores, mas - ainda que escandalizando alguns - creio que esses objetos maravilhosos, que eu mesma uso constantemente, não substituem um bom professor. E que, nesse degrau da vida, todos sejam preparados para a universidade, desde que queiram e possam. Pois nem todos querem uma carreira universitária, nem todos têm capacidade para isso: para eles, excelentes escolas técnicas, depois das quais podem ter mais ganho financeiro do que a maioria dos profissionais liberais. Professores com mestrado e se possível doutorado, diretores que conheçam administração, psicólogos que conheçam psicologia, todos com saber e postura que os alunos respeitem a fim de que possam aprender.

(..)

Textos Jornalísticos.

Reportagem do Estado de S. Paulo sobre as perspectivas econômicas da Argentina para este ano. O texto começa assim:


“O ano promete ser complexo para a Argentina, já que em outubro o país passará por decisivas eleições parlamentares, época em que o governo da presidente Cristina Kirchner costuma gastar em programas clientelistas, aumentando a emissão monetária e, com isso, estimulando a escalada da inflação”.

1. O que mais lhe chamou a atenção na leitura dos textos?

2. Quais as temáticas discutidas?

3. E, quanto às características, você conseguiu identificá-las?

4. As palavras... observou o uso de palavras iguais em contextos diferentes?


mrasantos17: Alguém sabe responder??

Respostas

respondido por: julianoeelinefilguei
0

Resposta:

tem uma imagem pra mim responder

Perguntas similares