Leia o trecho abaixo.
Até 1930, o Estado brasileiro atuou de forma liberal na relação com o sindicato. Não regulava e estava livre para reprimi-lo. A partir desta data as coisas mudaram substancialmente nesse campo. Na medida em que o sindicato passa a ser uma figura jurídica de colaboração com o Estado, a repressão não se faz mas via policia. O que passa a ser feito é um intenso controle, devidamente regulado em uma serie de leis. Redefinem-se as funções do sindicato, adequando-o ao novo formato de Estado corporativo emergente e ao processo de mudança econômica que o país atravessava.
D’ARAUJO, Maria Celina. Estado, classe trabalhadora e políticas sociais. In.: FERREIRA, Jorge e DELGADO, Lucilia de A. Neves (orgs.). O Brasil Republicano: o tempo do nacional-estadismo. Volume 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013. p. 228.
Sobre a relação de Getúlio Vargas com os sindicatos, NÃO É CORRETO afirmar que:
Poderiam se candidatar a dirigente dos sindicatos qualquer trabalhador que tivesse carteira assinada por mais de 3 anos.
Os sindicatos deveriam manter um livro de registros no qual seriam anotados todos os dados pessoais de cada associado.
Os estatutos sindicais, que regiam direitos e deveres dos filiados, eram uniformizados pelo Departamento Nacional do Trabalho.
Apenas associações profissionais registradas no Ministério do Trabalho poderiam ser reconhecidas e atuar como sindicatos.
Incorreto
Alternativa incorreta. Havia uma restrição aos sindicatos e organizações combativas de esquerda, por exemplo.
Para a sustentação financeira dos sindicatos, Vargas criou o imposto sindical, onde era recolhido obrigatoriamente o valor de um dia de todo trabalhador.
gdcardena:
Correta: Poderiam se candidatar a dirigente dos sindicatos qualquer trabalhador que tivesse carteira assinada por mais de 3 anos.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Correta:
Explicação:
Poderiam se candidatar a dirigente dos sindicatos qualquer trabalhador que tivesse carteira assinada por mais de 3 anos.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás