Me ajudava
1) O que são as placas tectónicas?
2) Porque acontecem os terremotos?
3) Explique como acontece o vulcanismo.
4) Como se dá os movimentos convergentes e os divergentes das placas tectónicas?
5) Explique o que são as correntes de convecção.
6) Explique o que foi a pangea, a laurásia e a gondwana.
7) Por que não acontece terremoto de grande magnitude no Brasil?
Respostas
Resposta:
1- As placas tectônicas são enormes blocos que fazem parte da camada sólida externa do planeta Terra, a crosta terrestre. Elas sustentam os continentes e os oceanos e são conduzidas pelas correntes de convecção, resultado do calor irradiado do magma incandescente da Terra, que está em constante movimento.
2-A principal causa por acontecerem os terremotos é justamente a movimentação das placas tectônicas, no entanto, eles também podem acontecer por outros motivos. Um deles é a atividade vulcânica. Com a acumulação de magma na câmara magmática do vulcão, as rochas são comprimidas, e quando a força dessa compressão é liberada podem ocorrer tremores, que inclusive sinalizam a possível erupção do vulcão.
3- Vulcanismo é um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaça. ... Quando as pedras do manto se derretem, elas se transformam em magma, que chega à superfície através da crosta externa da terra, e libera os gases contidos.
4-O movimento dessas placas podem ser convergentes, quando se movem uma contra a outra; divergentes, quando se afastam ou conservativo, quando se movem vertical ou paralelamente. Ao movimento das placas são responsáveis pelos vulcões, terremotos e tsunamis.
5-As Células de convecção – também conhecidas como Correntes de Convecção – são as movimentações do magma presente no manto terrestre.
6- Pangeia era "o" grande continente, a primeira costra terrestre que existiu.A separação dele ocorreu de forma lenta e gradual, e, enquanto se separava, formava novos supercontinentes, como a Laurásia e o Gondwana. Tétis é o primeiro oceano que surgiu dessa separação, e estava localizado na região do atual Mar Mediterrâneo.
LAURASIA O supercontinente do norte Laurásia incluía os continentes que hoje constituem Hemisfério Norte, incluindo a América do Norte, Europa e Ásia do Norte.
GONDWANA O supercontinente do sul Gondwana (em inglês: Gondwana) incluía a maior parte das zonas de terra firme que hoje constituem os continentes do Hemisfério Sul, incluindo a Antártida, América do Sul, África, Madagáscar, Seicheles, Índia, Austrália, Nova Guiné, Nova Zelândia, e Nova Caledónia.
7-Na verdade, o país encontra-se localizado no meio da placa sul-americana. Como terremotos maiores são observados com mais frequência na borda das placas, é por isso que não ocorrem terremotos significativos no Brasil. ... Na verdade, os choques sísmicos observados no país são leves e não causam grandes danos ou desastres.
tinha bugado, perdão