Sobre esse período da República Romana escreva o sentido das leis assinadas pelo Senado Romano em benefício dos patrícios:
1-TRIBUNO DA PLEBE
2-LEI DAS 12 TÁBUAS
3-LEI DA CANULÉIA
4-LEIS LICÍNIAS
5-DIREITO DO AGER PUBLICUS
Respostas
Resposta:1= Tribuno da plebe , foi o primeiro cargo do estado romano a ser aberto para plebeus e, por toda história da república, o mais importante contraponto ao poder do Senado e dos magistrados romanos.
2= Lei das Doze Tábuas foi um conjunto de leis elaboradas no período da República romana, por pressão dos plebeus.
Instituídas em 451 a.C., ali estavam escritas as leis que determinavam como deveriam ser os julgamentos, as punições para os devedores e o poder do pai sobre a familia .
3= Lei Canuleia foi uma lei aprovada em 445 a.C. que passou a permitir o casamento entre plebeus e patrícios. Nela estipula-se que os filhos nascidos dessa união deveriam seguir a condição do pai.
4= Lei Licínia determinava que um dos dois cônsules romanos fosse um plebeu (até então o posto era ocupado quase que exclusivamente por patrícios), o que expandia os direitos jurídicos (e políticos) da classe mais pobre dos romanos.
5 = Ager publicus designa o conjunto de bens imóveis pertencentes ao Estado romano, constantemente aumentados devido aos confiscos de terras aos vencidos, sobretudo depois da Segunda Guerra Púnica.