Respostas
Resposta:
Explicação:
Na plural mistura do povo com outros ao redor do planeta nasceram milhares de manifestações culturais, crenças e tradições repletas de tempero, alegria e ritmo.
Os africanos trouxeram para a América Latina seu jeito único de dançar, com intensos movimentos de quadris, ombros e pernas. Assim, a salsa e a rumba surgiram em Cuba, na combinação da sensualidade africana com a enérgica música espanhola. Já o tango evoluiu a partir do Candomblé, junto às danças europeias.
As primeiras rodas de samba apareceram no Rio de Janeiro, na fusão de elementos do batuque africano com a polca e o maxixe. Nos Estados Unidos, o sapateado, lindy hop, charleston, funk, disco e até as danças mais atuais como hip hop e break-dancing também contaram com a vibração da África.
A capoeira é uma das expressões da cultura afro-brasileira que mais merece destaque, unindo artes marciais com ginga, dança e música.
Foi criada pelos negros na época do Brasil Colonial permanecendo viva até hoje e é reconhecida por todo o mundo. Nela, são encenados golpes e movimentos acompanhados pela música dos capoeiristas. Eles ficam na roda batendo palma no ritmo do berimbau e cantando enquanto outros dois jogam a capoeira com muita energia.
Os pulsantes sons da África influenciaram muito a música popular brasileira. Os batuques, que no continente fazem parte de cerimônias religiosas e festividades, deram origem ao maxixe, maracatu, samba, choro e à aclamada bossa nova.
Junto ao berimbau da capoeira, também há outros instrumentos brasileiros com raiz africana. A maioria é de percussão, como o tambor, atabaque, cuíca, afoxé, agogô, maracas, marimba e alguns tipos de flauta. A música cubana foi premiada com a influência africana no surgimento da rumba, e em Trinidad e Tobago o calypso ganhou vida.
O blues veio da África para os Estados Unidos e era tocado pelas mãos dos trabalhadores das plantações de algodão do sul. Eles também entoavam seus fortes cantos durante o trabalho.
Nos juke joints — bares nas estradas administrados por africanos — era possível ouvir e dançar o blues regado a jogos e bebidas. Após a Guerra Civil, eles passaram a divulgar o ritmo em outras partes do território americano. Com o tempo, o blues tornou-se a principal fonte de inspiração para vários dos clássicos gêneros musicais americanos: jazz, soul, disco, country e rock and roll.
Com a temática da crítica social, o reggae e o hip hop, incluindo o rap, também passaram por influências dos ritmos africanos.
Religiões africanas
As religiões do povo africano em contato com as culturas das Américas deram luz a várias outras crenças. Alguns exemplos são o Candomblé — religião afro-brasileira baseada no culto aos Orixás — e a Umbanda, religião sincrética que mistura elementos africanos com o Catolicismo e o Espiritismo.
Precisando e so chamar.·
espero ter ajudado.·