As Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de alimentos podem ser definidas como um conjunto de requisitos para o controle e registro de todas as etapas produtivas, visando a garantia da segurança no trabalho.
Fonte: ALVARENGA, A. L. B; TOLEDO, J. C. Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) como sistema para garantia da qualidade e segurança de alimentos: estudo de caso em uma pequena empresa processadora de bebidas. Disponível em: https://www.gepeq.dep.ufscar.br/wp-content/arquivos/Artigo%20PGQ%20APPCC%20mod%20dez%202007.pdf.
Acesso em 01 jul. 2021.
Considere a hipotética situação: você é um nutricionista que trabalha como fiscal da vigilância sanitária do seu município e precisou apurar uma sequência de mais de 15 denúncias de surto por doença transmitida por alimentos em um restaurante especializado em saladas. Você constatou que:
1) Os sintomas dos envolvidos no surto são semelhantes: vômitos, náuseas, diarreias e dores de cabeça.
2) Não houve um alimento em comum envolvido nos surtos.
3) Os envolvidos no surto frequentaram o estabelecimento em dias diferentes e em turnos diferentes (almoço ou jantar).
Ao visitar a empresa você verificou que os manipuladores de alimentos possuem asseio pessoal, todos os hortifrutis usados são enxaguados em água corrente e que a empresa possui uma estrutura física dentro dos moldes exigidos pelas legislações, inclusive a licença sanitária dessa empresa havia sido emitida há 11 meses. Ao verificar a documentação, você identificou a presença do Manual de Boas Práticas, mas não foi apresentado o laudo de higienização do reservatório de água e potabilidade da água.
Nesse contexto, identifique e descreva qual é o tipo de contaminação que (provavelmente) ocorreu nesse caso e explique qual a sua hipótese para a causa desse ocorrido?
Respostas
Resposta:
Contaminação pela água.
Explicação:
Cheguei a conclusão de que a causa do surto foi a contaminação pela água, pois é a substância em comum utilizada no preparo de todas as refeições e manipulada por todos no restaurante.
Através dos relatos e das conclusões feitas após a visita no restaurante, pude analisar que provavelmente a contaminação aconteceu pela água utilizada para enxaguar os hortifrútis e cozinhar os alimentos, uma vez que não me foi apresentado o laudo de higienização do reservatório de água e potabilidade da água, logo esta poderia estar contaminada com bactérias, parasitas, agentes químicos, bolores, vírus ou até mesmo substâncias tóxicas, presentes na água não tratada.
Sobre a contaminação de alimentos, existem três tipos principais: física, química e biológica, que podem causar uma série de consequências como intoxicações e infecções. A física podemos descartar, pois não foi encontrado nenhum material ou objeto nas refeições. Logo nos restam a química e a biológica.
A química é caracterizada por ter compostos químicos ou toxinas que determinados microrganismos podem produzir e deixar no alimento. Enquanto que a biológica se refere aos alimentos que contém microrganismos patogênicos, como animais venenosos, parasitas ou bactérias causadoras de doenças.
Portanto, no caso das contaminações biológica e química, geralmente, o alimento exposto aos agentes não foi higienizado corretamente ou nem cozido em temperatura adequada antes de ser preparada e consumida. O que provavelmente gerou o quadro dos sintomas vômitos, náuseas, diarreias e dores de cabeça, mesmo em pessoas que frequentaram o estabelecimento em momentos diferentes e que consumiram alimentos diferentes.
A contaminação pela água é o mais provável.
A água pode ser contaminada de várias formas, ela pode estar contaminada desde a fonte, a estação de tratamento pode não ter feito um bom trabalho, existe o risco de desenvolvimento de colônias resistentes dentro dos canos que levam a água até a casa das pessoas, entre outros exemplos.
As contaminações pelo ar e pela água tendem a serem muito complicadas, isso porque são muito voláteis, de difícil controle e são importantes para manter a vida, sem respirar ou beber água ninguém consegue sobreviver, e por isso essas doenças tendem a se alastrarem rapidamente.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/41729142