• Matéria: ENEM
  • Autor: biancabrayan7315
  • Perguntado 4 anos atrás

Eros Roberto Grau, comentando acerca da intervenção do Estado na ordem econômica após a virada do século XIX, afirma que: "deixa o Estado, desde então, de intervir na ordem social exclusivamente como produtor do direito e provedor de segurança, passando a desenvolver novas formas de atuação, para o que faz uso do direito positivo como instrumento de sua implementação de políticas públicas – não atua apenas como terceiro-árbitro, mas também como terceiro-ordenador". Porém, a intervenção estatal na economia, a partir daí, não limitou-se apenas na regulamentação da ordem econômica, mas também na participação estatal em setores de prestação de serviços e produção de bens, até então próprios da iniciativa privada. O Estado passa a agir como empreendedor, tornando-se um verdadeiro empresário. É justamente no período pós-Guerra que a ação empresarial estatal ganhou, em todo mundo, fortes luzes, persistindo, mesmo com muitas críticas, até hoje. OLIVEIRA, J. R. F. O Estado empresário. O fim de uma era. Revista de Informação Legislativa - Brasília a. 34 n. 134 abr. /jun. 1997. (adaptado). Considerando as informações apresentadas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A virada do século XIX foi palco de uma importante transformação no que tange às definições do papel do Estado na ordem econômica, passando também a atuar como empreendedor. PORQUE II. O Estado iniciou uma atuação mais enfática na promoção de suas políticas econômicas, realizando prestação de serviços e também passou a investir em áreas nas quais antes verificava-se apenas a atuação do setor privado. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.


Anônimo: alternativa 1

Respostas

respondido por: juliocezar1977ac
13

Resposta:

alternativa 1

Explicação:

Sobre a intervenção do Estado na ordem econômica depois do século XIX, temos que: as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Devido a intervenção do estado na ordem econômica depois da passagem do século XIX, temos que o estado deixou de intervir na ordem social somente como produtor do direito e provedor de segurança, desenvolvendo novas maneiras de atuação.

Nesse período o estado deu início a uma atuação com mais destaque ao promover suas políticas econômicas, ao fazer serviços relacionados e investindo em áreas onde somente o setor privado tinha atuação efetiva.

Perguntas similares