Qual a relação da representação e balanceamento de reações químicas com leis de Lavoisier e de Proust?
Respostas
Resposta:
Para entender melhor, vamos dividir a sua questão em duas questões:
• 1° questão: Qual a relação da representação e balanceamento de reações químicas com a Lei de Lavoiser (Lei da Conservação de Massa)?
- Lei de Lavoiser: Em um sistema fechado, a soma das massas dos reagentes é igual a soma das massas dos produtos.
- Versão simples: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".
- Relação com a representação: A gente entende que a relação entre os átomos em uma reação química se dá seguindo a ideia de que você nunca ganha ou perde átomos. Portanto, em um sistema fechado, a quantidade de átomos nos reagentes deve ser sempre igual a quantidade de átomos nos produtos. Observe a seguinte reação química:
Al + O2 -------> Al2O3
Perceba que existe 1 átomo a mais de Al e 1 átomo a mais de O nos produtos. Seguindo a Lei de Lavoiser essa representação está errada e precisa ser balanceada. É aqui que o balanceamento se relaciona com essa lei.
- Relação com o balanceamento: Sabendo que a fórmula mostrada a pouco não segue a Lei da Conservação de Massa (Lei de Lavoiser), é necessário torna-la balanceada:
4 Al + 3 O2 -------> 2 Al2O3
Note que agora a reação segue a Lei da Conservação de Massa, visto que a quantidade de átomos presentes nos reagentes é igual a quantidade de átomos nos produtos (4 átomos de Al e 6 átomos de O).
• 2° questão: Qual a relação da representação e balanceamento de reações químicas com a Lei de Proust (Lei das Proporções Constantes)?
- Lei de Proust: Em casos de substâncias simples formando substâncias compostas, a proporção em massa dos reagentes e produtos é fixa, constante e invariável.
- Versão simples: Uma determinada substância composta é formada por substâncias mais simples, unidas sempre na mesma proporção em massa.
- Relação com a representação: A gente entende que a relação entre substâncias simples formando substâncias compostas deve sempre seguir uma proporção. Quebrar essa proporção significa formar excesso, ou seja, substâncias que não vão sofrer a reação química e vão sobrar no final. Observe a seguinte reação química:
H2 + O2 -------> H2O
Repare que a reação não segue uma proporção fixa, pois existem mais átomos nos reagentes do que nos produtos. Basicamente, essa representação contraria a Lei de Proust (Lei das Proporções Constantes), visto que há um excesso de 1 átomo de O que não vai reagir.
- Relação com o balanceamento: Sabendo que a fórmula mostrada a pouco não segue a Lei das Proporções Constante (Lei de Proust), é necessário torna-la balanceada:
2 H2 + O2 -------> 2 H2O
Note que agora a reação segue a Lei das Proporções Constantes, visto que agora segue uma proporção fixa e não há formação de excesso.
• Obs: As fórmulas apresentadas em cada questão contrariam ambas as leis de Lavoiser e Proust, visto que elas não seguem uma proporção fixa e não apresentam conservação de massa total. O balanceamento torna ambas as reações químicas corretas no sentido que agora elas seguem ambas as leis.
Espero que eu tenha ajudado e desculpa caso eu não tenha conseguido. ,_,b