• Matéria: Biologia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 4 anos atrás

Um infarto do miocárdio ocorre quando há uma obstrução dos vasos sanguíneos que irrigam o coração, interrompendo o fluxo de sangue, causando a morte das células deste tecido. Essas células não se regeneram. Em 2011, a cientista sérvia naturalizada americana Gordana Vunjak-No-vakovic e seus colaboradores anunciaram a descoberta de um possível “curativo” para o coração, feito de células-tronco, em um estudo publicado na revista científica Nature.


a) As células-tronco podem se diferenciar em tipos celulares distintos. Levando em consideração que o coração é um órgão musculoso, em qual tipo de tecido as células-tronco devem se diferenciar no coração para que o “curativo” funcione? Que características deve ter este tecido quanto ao tipo de contração?

b) Por que, ao ocasionar a morte de células do tecido do miocárdio, o infarto compromete todo o funcionamento do coração?

c) O que diferencia o tecido muscular que forma o coração do que compõe, por exemplo, os músculos da perna?

Respostas

respondido por: keberlynorhel
0

olá boa noite:)

A falta de irrigação sanguínea no músculo do coração desencadeia o infarto

O infarto do miocárdio, também chamado de ataque cardíaco, é um problema bastante comum que mata várias pessoas todos os anos no mundo. Estima-se que aproximadamente 30% das pessoas que sofrem infarto morrem, e a maioria vem a óbito nas primeiras duas horas dos sintomas. No Brasil, esse problema é a segunda maior causa de mortes.

O infarto do miocárdio ocorre em razão da morte das células do tecido muscular do coração em consequência de uma falta de irrigação sanguínea por parte das artérias coronárias. O infarto, em grande parte dos casos, está associado a problemas como a aterosclerose, que ocorre em consequência do acúmulo de placa de gordura nas artérias, diminuindo o fluxo sanguíneo. Essas placas podem desprender-se e formar trombos que interrompem a passagem do sangue, o que desencadeia o infarto. O local do coração que sofrerá o infarto dependerá da artéria coronária acometida.

espero ter ajudado!

bons estudoss!!

Perguntas similares