A partir da década de 1960, as consequências ambientais do crescimento econômico, a irracionalidade ecológica dos padrões dominantes de produção e consumo e da busca pelo desenvolvimento a qualquer preço começaram a se tornar evidentes. A degradação ambiental se estendeu de tal forma, tornando-se insustentáveis os problemas decorrentes da intensa poluição e esgotamento de recursos. Diante deste cenário, surge o ambientalismo, ideologia composta por movimentos e organizações não governamentais com ideais ambientalistas, os quais preocupavam-se com diversas questões, sustentados na ideia de proteção à natureza e no aumento da tomada de consciência ecológica.
GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Os (des)caminhos do meio ambiente. 15. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
Um marco importante para o ambientalismo ocorreu no ano de 1962, com a publicação do livro Primavera Silenciosa, da autora e bióloga americana Rachel Carson, retratando um caso de grande mortalidade de pássaros que estava ocorrendo no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, devido ao uso indiscriminado do DDT e alertando o mundo sobre os rumos que a relação entre o homem e o meio ambiente vinha tomando.
Imagem disponível em: . Acesso em: 23 abr. 2021.
Considerando a consolidação do ambientalismo e seus desdobramentos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Com a consolidação do ambientalismo, surgem as grandes reuniões internacionais para debater sobre temas ambientais, como a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano de Estocolmo, que foi a primeira grande reunião internacional para discutir sobre a preocupação com os recursos ambientais e a garantia da existência destes para as presentes e futuras gerações.
PORQUE
II. De acordo com a ideologia ambientalista, a partir do momento em que o homem se coloca como o centro do mundo, instrumentalizado pelo método científico, este torna-se senhor e possuidor da natureza, a qual passa a ser encarada substancialmente como objeto a ser dominado e como detentora de recursos considerados infinitos, dos quais a exploração maciça não representa maiores consequências.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Respostas
respondido por:
12
Resposta:
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Corrigido.