Questão 13 "Confissões" é um relato autobiográfico de Agostinho de Hipona, em que o filósofo disserta sobre a verdade e o conhecimento. Para Agostinho, a verdade pertencente a Deus habita no interior do homem ("In interiore homine habita veritas") desde a sua criação, e o conhecimento verdadeiro se manifesta pela graça de Deus. Cabe ao homem escolher se deseja ou não se aproximar do criador em busca do conhecimento verdadeiro.
A alternativa abaixo que melhor explica o motivo para as definições de Agostinho é:
(A) O homem é predestinado à salvação.
(B) O sacerdócio é o único caminho para Deus. (C) Deus deu o livre-arbítrio ao homem.
(D) O conhecimento verdadeiro é inalcançável ao homem.
(E) O conhecimento verdadeiro é alcançável somente por meio da experiência.
Respostas
respondido por:
0
A alternativa que melhor explica o motivo para as definições de Agostinho é:
(C) Deus deu o livre-arbítrio ao homem.
Santo Agostinho forneceu a base para a visão do homem medieval sobre a relação entre a fé cristã e o estudo da natureza. Ele reconhecia a importância do conhecimento, mas entendia que a fé em Cristo vinha a restaurar a condição decaída da razão humana.
Seu pensamento ético funda-se na vontade humana, entendendo o livre-arbítrio como a capacidade humana de poder escolher entre o bom e o mal.
Portanto, para Agostinho, Deus concedeu o livre-arbítrio ao homem, para que ele escolha voluntariamente fazer o bem, sendo repreendido sempre que escolhesse o mal, distanciando-se da verdade e de Deus.
Bons estudos!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás