A CRÍTICA FILOSÓFICA
Há certamente muitos sentidos de "critica", na própria tradição da Teoria Crítica. Mas o sentido fundamental é o de que não é possivel mostrar como as colsas são" senão a partir da perspectiva de "como deveriam ser": "critica" significa, antes de mals nada, dizer o que é em vista do que ainda não é mas pode ser. Note-se, portanto, que não se trata de um ponto de vista utópico, no sentido de irrealizável ou inalcançável, mas de enxergar no mundo real as suas potencialidades melhores, de compreender o que é tendo em vista o melhor que ele traz embutido em si. Nesse primeiro sentido, o ponto de vista crítico é aquele que vê o que existe na perspectiva do novo [...].. [...] Sendo assim, a teoria crítica não pode se confirmar senão na prática transformadora das relações sociais vigentes. [...] NOBRE, Marcos. A teoria crítica. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. p. 9-11.
Para o autor do texto, um dos sentidos da perspectiva crítica do pensamento, fundamental na filosofia, é o de
A) projetar condições futuras da realidade, de forma independente das condições presentes em que se encontra.
B) apontar os erros e os problemas verificados nas ideias e nas propostas realizadas pelo interlocutor durante o diálogo.
C) compreender a realidade a partir da opinião difundida em sociedade e pelo conhecimento adquirido no senso comum.
D) apresentar uma postura cética da realidade, demonstrando que os problemas podem ser compreendidos, mas não superados.
E) imaginar as potencialidades que a realidade traz, a partir da superação e da transformação de seus principais problemas.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
letra a projetar condições futuras da realidade de forma independente das condições presentes que se encontram
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás