A rotação de terras e o terreceamento são duas formas de uso do solo bastante comuns em diversas regiões do mundo Explique as diferenças entre elas bem como as vantagens e desvantagens de cada uma
Respostas
Resposta:
Por alternar o cultivo de diferentes espécies em uma área, a rotação torna a terra mais produtiva e reaproveitável. Promove também a melhoria das características físicas, químicas e biológicas do solo, diminuindo sua exaustão e conservando seus nutrientes.
O terraceamento da lavoura é uma prática de combate à erosão fundamentada na construção de terraços com o propósito de disciplinar o volume de escoamento das águas das chuvas.
Explicação:
Rotação de terras do solo:
Benefícios:
.Produção diversificada de culturas;
.Melhoria das características físicas, químicas e biológicas do solo;
.Auxílio no controle e na redução de ocorrência de plantas daninhas, doenças e pragas;
.Reposição da matéria orgânica;
.Proteção do solo contra a ação de agentes climáticos, aumentando a estabilidade da produção;
.Viabilização do SPD;
.Aumento da produtividade.
Desvantagens:
.Difícil elaboração de planejamento estratégico que atenda aos objetivos.
.Necessidade de maiores investimentos, especialmente em maquinário.
.Mecanização dependente de um trabalho bem dirigido.
.Dificuldade de créditos e de investimentos em culturas de menor expressão.
Terraceamento:
Além de evitar a erosão e ampliar as áreas de cultivo, o terraceamento também é importante no sentido de aumentar o aproveitamento da água, pois, dependendo do tipo de terraço aplicado, as águas das chuvas são armazenadas ou retidas, podendo ser reaproveitadas ou direcionadas para outros lugares.
Sua principal desvantagem é a diminuição da área útil para o cultivo agrícola. As secções mínimas dos terraços devem ser estabelecidas conforme a velocidade de infiltração da água no solo, intensidade máxima provável de chuvas e volume de água a ser captado, inclusive da drenagem das estradas.