Na Pedagogia Histórico-Crítica, surge um método de aprendizagem pautado em cinco passos: prática social, problematização, instrumentalização, catarse e prática social. Todos estes passos pretendem alcançar os objetivos a que se propõe a educação histórico-crítica e, neste caminho, Saviani (2008) define que a tarefa dessa proposta pedagógica implica em três itens. Considerando esta classificação de Saviani, analise as asserções a seguir:
Respostas
Resposta:
II
Explicação: Está correta
Resposta:
Considerando esta classificação de Saviani, analise as asserções a seguir:
I-Provimento das formas mais desenvolvidas em que se expressa o saber objetivo produzido historicamente, reconhecendo as condições de sua produção e compreendendo as suas principais manifestações, bem como as tendências atuais de transformação.
II-Conversão do saber objetivo em saber escolar, de modo que se torne assimilável pelos alunos no espaço e tempo escolares.
III-Identificação de meios necessários para que os alunos não apenas assimilem o saber objetivo enquanto resultado, mas aprendam o processo de sua produção,bem como as tendências de sua transformação. É correto o que se afirma em:
Explicação: REPOSTA CORRETA ITEN II
-Conversão do saber objetivo em saber escolar, de modo que se torne assimilável pelos alunos no espaço e tempo escolares.
EXPLICAÇÃO
Pedagogia Histórico-Crítica. Silva destaca que para Saviani a tarefa da proposta pedagógica da Pedagogia Histórico-Crítica implica em três itens, são eles:
a) Identificação das formas mais desenvolvidas em que se expressa o saber objetivo produzido historicamente, reconhecendo as condições de sua produção e compreendendo as suas principais manifestações, bem como as tendências atuais de transformação;
b) Conversão do saber objetivo em saber escolar, de modo que se torne assimilável pelos alunos no espaço e tempo escolares;
c) Provimento de meios necessários para que os alunos não apenas assimilem o saber objetivo enquanto resultado, mas aprendam o processo de sua produção, bem como as tendências de sua transformação (SAVIANI, 2008, p. 9). Sendo assim, é correto, apenas, o que se afirma na segunda asserção. Páginas:
128 e 129.