Leia o fragmento abaixo, extraído do texto "Os usos sociais da ciência e da tecnologia". [. ] a ciência desempenha preponderante envergadura em nossa vida cotidiana, de modo que seria complicado imaginar o mundo contemporâneo sem os seus feitos, ao longo da história. A ciência é corresponsável pelas transformações tecnológicas que sustentam as inovações na indústria farmacêutica, por exemplo. SILVA, Suelen de Aguiar. Os usos sociais da ciência e da tecnologia. Formação Sociocultural e Ética II. Pilar Profissional. Maringá-PR, 2020. (adaptado) A partir das reflexões do texto na íntegra, analise as asserções que seguem e a relação proposta entre elas. I. A ciência está em toda parte, além da descoberta de medicamentos e vacinas eficazes, permitiu o desenvolvimento de tecnologias, como os computadores pessoais; os meios de transporte; os meios de comunicação; a internet; os smartphones, entre outros. PORQUE II. Existe um mercado que anseia consumir novas tecnologias e a ciência deve, portanto, atuar exclusivamente em prol dos setores econômicos, como empresas e indústrias, de modo que coloque o fator humano em segundo plano. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Respostas
Resposta:
O gabarito é dado pela alternativa (3).
Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
I. A ciência está em toda parte, além da descoberta de medicamentos e vacinas eficazes, permitiu o desenvolvimento de tecnologias, como os computadores pessoais; os meios de transporte; os meios de comunicação; a internet; os smartphones, entre outros.
CERTO. Isso é exatamente o que presenciamos em nosso dia a dia. Na prática, significa dizer que a tecnologia tem facilitado cada vez mais o dia a dia das famílias e demais organizações da sociedade.
Como exemplo de facilidade trazida pela tecnologia, podemos destacar: realização de pagamento de contas de consumo (água, energia elétrica) pelo smartphone.
II. Existe um mercado que anseia consumir novas tecnologias e a ciência deve, portanto, atuar exclusivamente em prol dos setores econômicos, como empresas e indústrias, de modo que coloque o fator humano em segundo plano.
ERRADO. O erro desta assertiva consiste na afirmação de que a ciência deve ser usada apenas para fins econômicos. Na verdade, a ciência também pode ser usada na saúde e educação (o que ocorre na prática).