A política de Otto von Bismarck foi essencial para garantir a unificação alemã, pois fortaleceu o Reino da Prússia e enfraqueceu seus vizinhos austríacos e franceses. Essa alteração na balança de poder foi vital para a unificação alemã, que somente foi possível após a realização de três guerras conduzidas pelos prussianos.
Sobre o processo de unificação da Alemanha e a relação de poder entre as nações europeias expressada no trecho, a base do nacionalismo utilizado como justificativa para a criação do Segundo Reich foi
a) a concepção de um inimigo comum, a Áustria e a França, perceptível através dos conflitos anteriores à unificação.
b) a unificação de todos os principados do antigo Sacro Império Romano Germânico e a retomada do antigo território imperial.
c) o fortalecimento do poder do kaiser prussiano Guilherme I, que competia com a liderança do chanceler Otto von Bismarck.
d) a concepção de que a Europa deveria formar uma grande comunidade de nações, o que possibilitou um processo de unificação pacífico.
e) a permissão concedida pelo papa Pio IX que apoiou a formação do Estado alemão ao reconhecê-lo perante a Igreja Católica.
Respostas
respondido por:
7
Resposta:letra A
Explicação:Eu coloquei na minha tarefa e acertei
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás