Quando em repouso, o organismo humano está em homeostasia, portanto, sua necessidade energética é constante e os níveis e lactato (ácido lático) são baixos, pois a energia necessária para as funções corporais tem origem do metabolismo aeróbico.
Em repouso, o consumo de oxigênio (O2) fornece uma estimativa da necessidade energética basal corporal. Assim, em repouso, a necessidade energética total de um indivíduo é relativamente baixa, como por exemplo, em um jovem adulto de 70 kg, o consumo de oxigênio cerca de 3,5 ml de O2/kg de peso corporal por minuto.
Quando o organismo sai de uma condição de repouso para uma condição de exercícios, as necessidades energéticas e o consumo de oxigênio aumentam, no entanto, o consumo do oxigênio não aumenta em concordância com a nova demanda energética. Nesse período entre o início do exercício até se atingir a demanda necessária (estável) de oxigênio, o organismo utiliza fontes anaeróbicas de produção de energia (ATP), como o sistema ATP-PC (ATP fosfocreatina) e na sequência glicólise. Conforme o consumo de O2 se tornando estável, as demandas energéticas vão sendo supridas pelo metabolismo aeróbico.
Assim, pode-se afirmar que vários sistemas energéticos atuam com uma pequena sobreposição de uns aos outros, para suprir as demandas do organismo, desde o repouso até a estabilidade durante o exercício.
Esse período que compreende a falta de oxigênio entre o início do exercício do corpo em repouso até a estabilidade do consumo de O2 é denominado como déficit de oxigênio.
Fonte: Fisiologia Humana. Felipe Natali de Almeida. Unicesumar, 2019, p. 36-38.
Fonte: Fisiologia do exercício. Autor: Felipe Carpes. Link: www.ufsm.br/gepec/fisioex
Como discutido, o organismo é capaz de manter a estabilidade do consumo e fornecimento de oxigênio durante o exercício, assim, comente sobre as duas possíveis hipóteses que podem levar o organismo a ter um déficit no consumo do O2, necessário para realização do metabolismo aeróbico?
Respostas
Resposta:
A resposta está no livro Fisiologia Humana da unicessumar pág 37 e 38 e na aula conceitual 2.
1ª Suprimento inadequado, com falta de O2 para as mitocôndrias.
2ªAtraso, pois o estímulo da fosforilação oxidativa demora algum tempo até atingir os níveis finais.
Explicação:
1º) O suprimento inadequado de oxigênio, seja por obstruções ou por falta de hemácias para levar o oxigênio até as células.
2º) Uma atividade física que exija mais capacidade oxidativa do que a capacidade pulmonar, por exemplo, um exercício explosivo que explora a força máxima do individuo.
Após atingir o limite da capacidade aeróbica dos tecidos, as células musculares passam a fermentar e produzir energia de maneira anaeróbica.
O metabolismo anaeróbico é muito menos eficiente do que o aeróbico, além de produzir substratos como o lactato.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/6723899