Texto-base: Você teve a oportunidade de estudar sobre motivação e algumas teorias motivacionais. Baseado nestes conhecimentos, observe as afirmações abaixo. I) Frederick Herzberg foi o responsável pela Teoria dos Dois Fatores, que foi um estudo realizado com colaboradores em momentos altamente motivados e em momentos de insatisfação e desmotivação. II) Clayton Alderfer criou a Teoria ERG, propondo uma modificação da teoria de Maslow, tornando-a mais simples e instituindo três categorias de necessidades: de existência, de relacionamento e de crescimento. III) John Stacey Adams desenvolveu a Teoria da Equidade, na qual a satisfação e a motivação dos colaboradores estão diretamente ligadas à comparação justa entre os mesmos. IV) Edwin Locke desenvolveu a Teoria da Fixação de Objetivos, que propõe que a maior fonte de motivação no trabalho é a intenção de lutar por um objetivo. V) David McClelland criou a Teoria das Necessidades Adquiridas, que é baseada na premissa de que as pessoas adquirem ou aprendem certas necessidades com base nos valores institucionais. Enunciado: Assinale a alternativa correta:
Respostas
I) Frederick Herzberg foi o responsável pela Teoria dos Dois Fatores, que foi um estudo realizado com colaboradores em momentos altamente motivados e em momentos de insatisfação e desmotivação.
II) Clayton Alderfer criou a Teoria ERG, propondo uma modificação da teoria de Maslow, tornando-a mais simples e instituindo três categorias de necessidades: de existência, de relacionamento e de crescimento.
III) John Stacey Adams desenvolveu a Teoria da Equidade, na qual a satisfação e a motivação dos colaboradores estão diretamente ligadas à comparação justa entre os mesmos.
IV) Edwin Locke desenvolveu a Teoria da Fixação de Objetivos, que propõe que a maior fonte de motivação no trabalho é a intenção de lutar por um objetivo.
Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV.
I - Teoria dos Dois Fatores: Frederick Herzberg realizou um estudo realizado com colaboradores em dois momentos disitintos: muito motivados / muito insatisfeitos e desmotivados.
II - Teoria ERG: criada por Clayton Alderfer, propunha simplificar a teoria de Maslow e incluir nela outras três categorias: de existência, de relacionamento e de crescimento.
III - Teoria da Equidade: desenvolvida por John Stacey Adams, relacionava a satisfação, assim como a motivação dos colaboradores, com a comparação entre eles.
IV - Teoria da Fixação de Objetivos: desenvolvida por Edwin Locke, propunha que a maior motivação no trabalho é a luta por determinado objetivo.
V - Teoria das Necessidades Adquiridas: idealizada por David McClelland, afirma que o poder, a realização e a afiliação são 3 importantes necessidades para se explicar a motivação de determinada sociedade.
Bons estudos!