Questão 10/10 - Estudos Estratégicos
Considere o trecho a seguir:
“Bernard Brodie inaugurou o debate em “Estratégia como uma Ciência”, enquadrando o relacionamento necessário entre Estudos Estratégicos e as trajetórias formativas militares. O contexto particular de sua preocupação era o fato de que, nos EUA, a saída de militares de cargos importantes no pós-guerra aquietava um juízo, a seu ver inapropriado, de que a instituição militar extrapolava suas funções. A seu ver, o verdadeiro problema, cujo enfrentamento era urgente, era que os militares não estivessem adequadamente preparados para atuar em estratégia. A evidência mais marcante disso era que a história militar e os pensadores considerados “clássicos”, como Clausewitz, eram um arcabouço estranho aos militares e mesmo aos acadêmicos ditos especialistas. ”
Fonte: PROENCA JUNIOR, Domício; DUARTE, Érico Esteves. Os estudos estratégicos como base reflexiva da defesa nacional. Rev. bras. polít. int., Brasília, v. 50, n. 1, p. 29-46, June, 2007. Available from .
A partir dos conteúdos discutidos na disciplina de Estudos Estratégicos e o uso da Estratégia como ciência, analise as asserções e assinale a alternativa correta, no que diz respeito ao panorama atual dos Estudos Estratégicos:
I - As áreas mais expressivas dos Estudos Estratégicos hoje, no Brasil, são: história militar, sociologia militar, estudos prospectivos, entre outros;
II - Operações de paz, relações civis-militares não são parte expressiva dos Estudos Estratégicos hoje;
III - Evitar filtros e mensuração de influências estrangeiras é uma agenda atual de Estudos Estratégicos;
IV - A formação e inserção acadêmica dos militares ainda é um desafio para o campo de Estudos Estratégicos.
A Apenas as asserções I, II e III estão corretas.
B Apenas as asserções I, II e IV estão corretas.
C Apenas as asserções I e II estão corretas.
D Apenas as asserções II e IV estão corretas.
E Apenas as asserções III e IV estão corretas.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
B
Explicação:
As áreas mais expressivas dos Estudos Estratégicos no Brasil são: história militar; sociologia militar; estudos prospectivos; relações civis-militares; operações de paz. O campo tem como desafios para seu desenvolvimento: filtrar modismos e influências estrangeiras para a realidade brasileira; desenvolver um pensamento estratégico em substituição ao legado da DSN; desenvolver arcabouços em análise, gestão de economia de defesa; produzir conteúdos pedagógicos para formação de civis e militares em defesa; inserir-se academicamente no aparato estatal e entre as formulações de política de defesa.”
Fonte: Tema 3 da Rota de Aprendizagem 5.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás