1- A ética Ubuntu está relacionada a filosofia Africana, na perspectiva da moralidade: é uma reflexão voltada para as características de uma sociedade:
a) centralizada no pensamento europeu e sua intenção de superioridade.
b) que considera preservação da individualidade .
c) na coletividade e solidariedade
2- Leia o texto a seguir e identifique autoria e a compreensão e posição do mesmo frente a arbitrariedade: -- "Totalitarismo significa desconhecer limites, não dar nenhum descanso para respirar, conquistar impondo domínio absoluto, exterminar totalmente os inimigos escolhidos. [...] Essencial ao totalitarismo é que nada seja garantido, não se coloque nenhum limite a sua brutal arbitrariedade. Vamos ao texto! Finalmente, precisamos ter em mente que, para o totalitarismo, as massas não são seres humanos auto-determinados, que racionalmente decidem seu próprio destino e, portanto, devem ser interpelados como sujeitos racionais, mas ao invés são meros objetos de medidas administrativas, que, acima de tudo, devem ser ensinados a se auto-anular e a obedecer ordens.”
a) Mártir Luter king na luta contra a discriminaçao racial
b) Theodor Adorno-reflexão sobre a Propaganda fascista e anti-semitismo [ 1946] –
c) Hannah Arendt-contrapondo o totalitarismo e a causa judaica
3- Segundo Hannah Arendt filósofa Alemã de origem judaica que destacou-se ao desenvolver vários estudos. apresentou as formas do políticas opressivas :despóticas ,tiranias e ditaduras ocorridas no século XX e suas características históricas. Assinale a alternativa que não condiz condiz com a visão totalitária.
a) Respeitabilidade as diferenças e promoção da dignidade humana.
b) Mistificação de uma liderança e exaltação disciplinar.
c) Uso abusivo de aparato repressivo, difusão de ideologia de modo interferência estatal intencional nos setores da vida.
Respostas
1- A ética Ubuntu é uma reflexão voltada para as características de uma sociedade:
c) na coletividade e solidariedade
O termo Ubuntu fundamenta a ética africana, significando uma prática cultural, espiritual e política, voltada para a convivência social e comunitária. Como valor moral, implica no compartilhamento e no respeito pelo "outro".
2. O texto: "Totalitarismo significa desconhecer limites, não dar nenhum descanso para respirar, conquistar impondo domínio absoluto, exterminar totalmente os inimigos escolhidos. [...] Essencial ao totalitarismo é que nada seja garantido, não se coloque nenhum limite a sua brutal arbitrariedade.
Finalmente, precisamos ter em mente que, para o totalitarismo, as massas não são seres humanos autodeterminados, que racionalmente decidem seu próprio destino e, portanto, devem ser interpelados como sujeitos racionais, mas ao invés são meros objetos de medidas administrativas, que, acima de tudo, devem ser ensinados a se auto anular e a obedecer ordens.”
b) Theodor Adorno-reflexão sobre a Propaganda fascista e anti-semitismo [ 1946] –
Adorno publicou em 1946, forte crítica ao totalitarismo e fascismo, vislumbrando através do aparelho propagandista e militar, técnicas de manipulação dos indivíduos, criando massas ordenadas e brutalmente aterrorizadas.
3. A alternativa que não condiz com a visão totalitária, segundo Arendt:
a) Respeitabilidade as diferenças e promoção da dignidade humana.
A visão totalitária implica sempre no desrespeito às individualidades, colocando então a dignidade humana no plano da indiferença, onde os privilégios de uma minoria são impostas de forma cruel às grandes massas.
Bons estudos!