A coesão integra um dos requisitos imprescindíveis à construção de todo e qualquer texto. Há, portanto, alguns elementos que funcionam como principais agentes nesse processo, com vistas a fazer com que a mensagem se materialize de forma clara e precisa. Assim, o texto que ora se evidencia a seguir carece de tais elementos, e sua principal tarefa é apontá-los, tendo como base os exemplos sugeridos.
MUITO SUOR, POUCA DESCOBERTAO trabalho do arqueólogo tem emoções, sim. ---------não pense em Indiana Jones, bandidos e tesouros. É verdade------- os arqueólogos passam um bom tempo em lugares excitantes, como pirâmides e ruínas. ---------as emoções acontecem mesmo é nos laboratórios, --------- ---------- identificam a importância das coisas que acharam nos sítios arqueológicos. -------------, é preciso persistência para encarar a profissão, -------------os resultados demoram, e muita gente passa a vida estudando sem fazer grandes descobertas. No Brasil, é necessário fazer pós-graduação, ---------não há faculdade de Arqueologia. --------, é preciso gostar de viver sem rotina, -------------o arqueólogo passa meses no laboratório e outros em campo. O prêmio é fazer descobertas que mudam a história. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto acima.
Escolha uma:
mas, que, mas, porque, eles, portanto, quando, pois, além disso, porque.
b. mas, pois, mas, quando, eles, porque, porque, que, além disso, portanto.
c. mas, que, mas, quando, eles, portanto, porque, pois, além disso, porque.
d. mas, que, portanto, quando, eles, mas, porque, pois, além disso, porque.
e. mas, que, mas, quando, eles, porque, porque, pois, além disso, portanto.
Respostas
Resposta:
C
Explicação:
MUITO SUOR, POUCA DESCOBERTA
O trabalho do arqueólogo tem emoções, sim. Mas não pense em Indiana Jones, bandidos e tesouros. É verdade que os arqueólogos passam um bom tempo em lugares excitantes, como pirâmides e ruínas. Mas as emoções acontecem mesmo é nos laboratórios, quando eles identificam a importância das coisas que acharam nos sítios arqueológicos. Portanto, é preciso persistência para encarar a profissão, porque os resultados demoram, e muita gente passa a vida estudando sem fazer grandes descobertas. No Brasil, é necessário fazer pós-graduação, pois não há faculdade de Arqueologia. Além disso, é preciso gostar de viver sem rotina, porque o arqueólogo passa meses no laboratório e outros em campo. O prêmio é fazer descobertas que mudam a história.