1) Considerando-se a fragmentação territorial da ex-Iugoslávia, é CORRETO afirmar que esse processo:
a) decorreu da queda da Monarquia, responsável pela unidade política e pela integridade territorial do País.
b) resultou da luta da Sérvia, apoiada pela Bósnia, contra Montenegro, de população majoritariamente muçulmana. c) foi um desdobramento dos choques entre as diversas nacionalidades que, até então, compunham o País.
d) derivou da resistência da Federação à política de Tito, que transformou o País em uma República Social Democrata.
2) A CEI é um bloco integrado pela Rússia e as antigas nações da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). No entanto, três países da extinta URSS optaram por não integrar a CEI. Marque a alternativa que indica essas três nações. a) Ucrânia, Rússia e Azerbaijão.
b) Romênia, Bulgária e Hungria.
c) Armênia, Rússia e Uzbequistão.
d) Letônia, Lituânia e Estônia.
3) Nos países do leste recém-incorporados à União Europeia, a indústria automobilística passou de 310 mil empregos em 2000 para 400 mil em 2006. As folhas de pagamento aumentaram 62% na Eslováquia, que já tem 58.400 pessoas no setor, e 41% na República Tch3c4, que tem outras 111 mil. Na Polônia o emprego aumentou 25%, para 111 mil pessoas; na Hungria, 32%, para 44 mil; e na Eslovênia, 31%, para 9.200. O quadro econômico expresso na notícia, complementa- se, corretamente, com os seguintes dados:
a) esses novos membros da União Europeia aproveitam os altos índices de crescimento industrial nos países mais ricos da Europa nas últimas décadas, como Alemanha e França, apresentando-se como áreas de expansão da indústria automobilística no interior da Europa.
b) a entrada desses países do leste europeu na União Europeia, em condições iguais às dos membros mais antigos, lhes dá grandes vantagens competitivas, já que possuem custos de produção menores, atraindo investimentos industriais.
c) a presença do Estado, como agente econômico com grande participação na economia dos países do leste europeu, é um importante fator atrativo para indústrias multinacionais aí se instalarem, já que estas são dependentes do capital estatal.
d) o fato de pertencerem à União Europeia torna esses novos países-membros verdadeiras “portas de entrada” para mercados de maior poder aquisitivo, fazendo com que indústrias de países em desenvolvimento os procurem para lá se instalarem.
4) Com aproximadamente 174 milhões de habitantes, a CEI possui população expressiva. No entanto, alguns países apresentam grande contingente populacional enquanto outros são pouco habitados. Indique a alternativa que corresponde ao país mais populoso da CEI.
a) Rússia.
b) Belarus.
c) Ucrânia.
d) Armênia.
5) Analise as afirmativas sobre as características da CEI e analise se elas são verdadeiras (V) ou falsas (F)
I – A CEI é um bloco formado em consequência da desagregação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), visto que os novos países tinham vários laços econômicos e militares uns com os outros.
II – Os Países Bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia), apesar de terem sido anexados à União Soviética em 1940, nunca fizeram parte da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) após obterem a independência.
III – Com a fragmentação da União Soviética, vários problemas persistiram nos novos países, além do surgimento de outros. Os principais são os conflitos étnicos e os movimentos separatistas.
Após analisar as afirmações acima, podemos concluir que:
a) Todas as afirmações são verdadeiras b) As afirmações I e II são verdadeiras
c) As afirmações I e III são verdadeiras
d) As afirmações II e III são verdadeiras
6) A Comunidade dos Estados Independentes é um bloco econômico, criado no ano de 1991, qual era o principal objetivo da formação deste bloco?
a) Tornar mais competitiva a economia dos países integrantes, uma vez que após um grande período capitalista, eles precisariam se adequar ao socialismo. b) Tornar mais competitiva a economia dos países integrantes, uma vez que após um grande período sob um regime socialista, eles precisariam se adequar ao capitalismo.
c) Tornar menos competitiva a economia dos países integrantes, uma vez que após a queda da monarquia russa, todos os países tinham atingido grande poder econômico.
d) Tornar menos competitiva a economia dos países integrantes, uma vez que após o fim do Czarismo, eles precisariam se adequar ao neomalthusianismo.
Respostas
respondido por:
6
Não sei as outras, mas a 1 é Foi um desdobramento dos choques entre as diversas nacionalidades que, até então, compunham o País.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás