Análise as informação abaixo e responda à questão.
No dia 24/07/21, cerca de 20 pessoas atearam fogo em pneus na base da estátua do bandeirante Borba Gato, na zona sul de São Paulo. Autores dessa ação de depredação questionam a construção de monumentos que homenageiam os Bandeirantes.
As interpretações históricas sobre o papel e ação dos Bandeirantes, entre os séculos XVII e XVIII, apresentam, de um lado, a visão dessas pessoas como heróis e, de outro, como vilões.
Apesar das diferentes interpretações históricas, os bandeirantes fazem parte da história do Brasil e possuem importância na formação do território brasileiro, que está relacionada à (ao):
A) expansão territorial do Brasil, contribuindo para a formação de vilas e cidades, inclusive na região Sudeste.
B) extrema habilidade para lidar com o nativo hostil (agressivo), garantindo sua colaboração espontânea na busca pelo ouro no Sudeste.
C) luta pela independência dos estados que, atualmente, compõem a região Sudeste, facilitando a ocupação do território.
D) objetivo de proteger e catequizar os índios tupis, que eram vistos como obstáculo à ocupação do território da região Sudeste.
Respostas
Resposta:C) luta pela independência dos estados que, atualmente, compõem a região Sudeste, facilitando a ocupação do território.
Explicação: polícia investiga quem são os responsáveis por um incêndio que atingiu a estátua de Borba Gato, na Zona Sul de São Paulo, na tarde deste sábado (24). O monumento é relacionado ao papel do bandeirante Borba Gato na caça e escravidão de índios e negros.
Um grupo desembarcou de um caminhão e espalhou pneus pela via e nos arredores do monumento e ateou fogo por volta das 13h30, segundo informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Não houve feridos e nem detidos.
Policiais militares e bombeiros chegaram ao local, controlaram as chamas e liberaram o tráfego. A prefeitura de São Paulo disse que a Defesa Civil fez uma avaliação prévia da estátua e que, a princípio, o fogo não comprometeu a estrutura. No entanto, será preciso fazer uma perícia detalhada pra avaliar o estado do monumento.
Policiais civis do 11º Distrito Policial (Santo Amaro) e do 1º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) realizam diligências em buscas de imagens e informações que possam ajudar na identificação e localização dos autores.