Atribui-se ao governador mineiro Antônio Carlos Ribeiro de Andrade, em 1930, a seguinte frase: "Façamos a revolução, antes que o povo a faça". Como vc a interpreta?
Respostas
Uma maneira de interpretar esta frase é a ideia de que a situação política, social e econômica do Brasil em 1930 era tão precária que ela precisaria ser mudada substancialmente e o mais rápido possível, tendo parte das elites brasileiras preferido realizar esta reforma (e abrir mão de alguns privilégios) para impedir que o sentimento popular ganhasse força.
Se temia que um movimento político extremista, fosse de inspiração fascista como o que havia ocorrido na Alemanha, fosse de inspiração socialista, como o ocorrido na União Soviética, tomasse controle da política nacional. Para impedir isto ocorreu a Revolução de 1930, que ampliou o direito ao voto (em 1934) e ampliou os direitos trabalhistas.
A frase proclamada por Antônio Carlos Ribeiro de Andrade está relacionada com o movimento de revolução no ano de 1930 promovida pela denominada Aliança Liberal. Eram políticos com forte apoio ao tenentismo, além de fazer parte as grandes oligarquias brasileiras. O intuito era conter também o agito da população contra a crise econômica, tendo como principal premissa eliminar o governo alternado da república café com leite, contando para isso com apoio de militares no movimento.
Bons estudos!