A televisão é manipuladora da mente humana? Ele nos induz a abraçar conceitos e regras? Explique.
Respostas
Resposta:
Sim,
Explicação:
Veículo de comunicação de massa, a televisão, ao transmitir informação e conhecimento por intermédio, em especial e respectivamente, dos programas de notícias e dos documentários, desempenha relevante papel na formação cultural e no aprimoramento intelectual da população.
Mas a televisão não se limita apenas a informar, ou seja, a divulgar, objetivamente e, portanto, sem avaliações subjetivas, dados e fatos concretos.
Na farta variedade de programas que apresenta, difunde ela conceitos e valores éticos e morais, além de preferências políticas e ideológicas dos grupos empresariais que detêm, por concessão do poder público, o controle das inúmeras emissoras que a compõem.
Consequentemente, a televisão não apenas contribui decisivamente para a formação da opinião pública, como também pode deformá-la pela propagação de fatos irreais, de dados errôneos e, em especial, de juízos valorativos parciais ou fantasiosos, porque assentados em premissas falsas ou distorcidas.
Esta, a face negativa da televisão, que muitas vezes promove e incita, na população, o justiçamento sumário, o linchamento moral de pessoas sequer ainda julgadas pelo Poder Judiciário