NÃO É QUÍMICA! É CIENCIAS!
Publicado em 12/06/2017 - 16:53 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro
Um grupo de 118 pesquisadores de 11 países, dos quais 15 do Brasil, que trabalharam na Fundação Oswaldo Cruz de Minas Gerais (Fiocruz Minas), conseguiu fazer o sequenciamento do genoma do Biomphalaria glabrata, espécie de caramujo hospedeiro intermediário do verme que causa a esquistossomose. A doença afeta cerca de 240 milhões de pessoas no mundo.
Essa espécie de caramujo é o melhor hospedeiro que existe na natureza, disse nesta segunda-feira (12), o pesquisador Omar dos Santos Carvalho, do Grupo de Helmintologia e Malacologia Médica (HMM) da Fiocruz Minas, que participou do estudo.
Segundo ele, essa espécie de caramujo existe em todo lugar no Brasil que tem esquistossomose, pela distribuição dele e pela alta suscetibilidade ao parasita. Ele disse que a disponibilidade do genoma para a comunidade científica abre um caminho importante para que se trabalhem os genes que estão nesse genoma e que levem ao controle desse molusco ou possam torná-lo resistente à infecção ao Schistosoma mansoni, causador da doença.
Qual é a importância do trabalho científico relatado na notícia?
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
a noticia é o resultado de colaborações de palavras com importancia na comunicação dos fatos ocorrentes dia a dia
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás