Nas últimas três décadas, a avaliação institucional passou por inúmeras reconfigurações, estendendo-se a todas as etapas da educação e abrangendo o sistema educacional brasileiro como um todo. Analise os aspectos de cada um desses componentes históricos da avaliação institucional no Brasil e associe a primeira e a segunda colunas, de forma a estabelecer a correta relação entre elas.
I. CF 88
II. Globalização
III. SAEB
IV. Exame Nacional de Cursos
V. SINAES
( ) Define uma série de acontecimentos que ocorreram no mundo e que afetaram os aspectos econômicos, políticos e culturais das nações.
( ) Instituído em 1990 como um projeto piloto, é considerado a primeira iniciativa de busca por uma avaliação institucional externa e em larga escala no sistema educacional brasileiro.
( ) Tinha como objetivo verificar como estava ocorrendo a formação dos estudantes universitários. Atualmente, dentro da configuração do SINAES, foi substituído pelo ENADE.
( ) Reforçou em seu texto a gestão democrática e a busca por mecanismos que medissem a qualidade dos serviços prestados à população, que precisavam ser avaliados.
( ) Corresponde a toda uma série de instrumentos aplicados no Ensino Superior para verificar as condições de qualidade multidimensionais em que as universidades têm funcionado.
Assinale a alternativa que traz a ordem correta:
A.
II; III; IV; I; V.
B.
I; II; III; V; IV.
C.
III; IV; V; II; I.
D.
V; I; II; IV, III.
E.
IV; V; I; III; II.
Respostas
Resposta:
A
II; III; IV; I; V
Resposta:
A: II; III; IV; I; V.
Explicação:
Existem alguns marcos históricos no surgimento da avaliação institucional no Brasil, como: CF 88 – a Constituição Federal de 1988, também conhecida como Constituição Cidadã, reforçou o direito à educação de qualidade a todos, implicando a busca por processos mais qualificados para a área educacional; globalização – mudou a forma como as organizações atuam nos seus segmentos, elevando o conceito de gestão a todas as áreas e produzindo uma racionalidade e cultura que modificaram a forma como pensamos e vivemos; SAEB — a primeira iniciativa de avaliação externa em larga escala do Brasil, focando o desempenho dos estudantes da Educação Básica, em um primeiro momento, e depois ampliando sua abrangência também para os aspectos contextuais; Exame Nacional de Cursos – funcionou de 1994 a 2003, procurando avaliar a aprendizagem dos estudantes do Ensino Superior, sendo substituído, em 2004, pelo ENADE; SINAES –sistema nacional que avalia o Ensino Superior, composto por uma série de instrumentos que devem ser aplicados nas universidades para esse fim.