1. Faça uma pesquisa sobre as fitas da consciência.
a. Faça uma lista, indicando a cor e o tema de pelo menos uma fita de cada mês.
b. Escolha a fita de que você mais gosta. Explique sua escolha.
c. Crie um pequeno cartaz contendo uma das fitas escolhidas e uma frase de propaganda da ideia que ela representa.
d. Escolha a fita que você considera mais importante, levando em conta o problema sobre o qual ela pretende
conscientizar.
Ajudem por favor!
Respostas
Resposta:
JANEIRO BRANCO
Campanha em favor da saúde mental
A campanha foi criada em 2014, em Uberlândia, Minas Gerais, e alerta que os cuidados da mente também são fundamentais para o bem-estar e para a qualidade de vida. O foco é envolver psicólogos para temas ligados à saúde mental, emocional, harmonia nas relações e à psicoeducação. A campanha foi idealizada pelo psicólogo Leonardo Abrahão e acontece quase que exclusivamente no Brasil, embora cidades de outros países como os Estados Unidos, Japão, Portugal e regiões da África já adotem a iniciativa. O mês de janeiro foi escolhido por ser um período terapêutico e por se tratar do começo do ano, quando as pessoas estão esperançosas e focadas em mudanças. Alguns municipios brasileiros já sancionaram lei adotando o Janeiro Branco em seus calendarios oficiais, incluindo capitais como Manaus, Maceió e Natal.
FEVEREIRO LARANJA
Més do combate à leucemia
Já a campanha Fevereiro Laranja é um alerta sobre a leucemia,
um dos tipos mais comuns de cancer, com mais de 250 mil
casos por ano no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer
(INCA), A ideia é acender o alerta para a importância da preven
ção, além da doação de medula óssea
FEVEREIRO ROXO
Lúpus, mal de Alzheimer e fibromialgia
Apesar de ser um mês curto e marcado por festas, são vários os alertas no segundo mês do ano. A cor roxa aponta para lupus, mal de Alzheimer e fibromialgia. A escolha do roxo se deu por ser mundialmente conhecido como a cor das duas primeiras doenças citadas que, embora bem distintas, afetam milhares de brasileiros todos os anos
O Morhan, uma instituição voltada à eliminação da Hanseníase,
dedica o mês de janeiro para realizar atividades de prevenção
dessa doença.
MARÇO AZUL-MARINHO
Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino
O câncer colorretal foi escolhido como foco no mês de março por se tratar do terceiro câncer mais comum entre homens e mulheres no pais. A escolha do mês se deu porque ele abriga o Dia Nacional de Combate ao Câncer de intestino, 27 de março, e a data é lembrada em todo o país como símbolo pela preven ção e tratamento da doença. Em todo o país, são feitas campa nhas para conscientização sobre o câncer que, segundo dados veiculados este ano pelo INCA, tem como estimativa 35 mil novos casos apenas para este ano no país.
ABRIL VERDE
Pela saúde e segurança no trabalho
A campanha foi iniciada em 2014 e é dedicada à saúde e segu rança no ambiente de trabalho. A escolha do mês se deu porque, no dia 28 de abril, pessoas do mundo todo celebramo "Dia Mundial em Memória das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Já no dia 7 de abril é o Dia Mundial da Saúde. Muitas companhias adotam o mês para fazer campanhas como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), que é obrigatória por lei para empresas, a depender do seu porte e grau de risco de suas atividades. A ideia-que ganhou força por iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segu rança do Trabalho do Paraná - é conscientizar órgãos governa mentais, empresas e empregados para a importância de combater situações de risco e doenças laborais.
ABRIL AZUL
Dia Mundial da Conscientização do Autismo
Outra iniciativa que também acontece no mesmo mês debate o autismo, já que o Dia Mundial da Conscientização do Autismo acontece no dia 2 de abril. A cor azul foi escolhida porque a sindrome é mais comum em meninos e a iniciativa tenta cons cientizar pessoas em todo o mundo para a importância do diagnóstico e acompanhamento das pessoas com o distúrbio neurológico.
MAIO AMARELO
Por um trânsito mais seguro
Desde 2014, o Movimento Maio Amarelo abre o debate sobre prevenção de acidentes de trânsito com campanhas anuais que envolvem o poder público e a sociedade civil. A escolha do mês se deu porque ele é historicamente um marco mundial para a segurança no tránsito e para o balanço das ações realizadas em todo o mundo. Foi em 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de ações para a Segurança do Tránsito, que tem como meta a redução de acidentes de trânsito em 50%, no Brasil e no mundo. Também é realizada em maio a Semana Mundial de Segurança do Pedestre, também chamada de Campanha Zenani Mandela, em memória à neta de Nelson Mandela, vitima fatal do trânsito na África do Sul em 2010, com apenas 13 anos. O amarelo faz referência à "atenção", numa alusão à sinalização de advertência. O mês é marcado por campanhas para a conscientização de motoristas para os altos indices de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Para este ano, o tema "Nós somos o tránsito" já conta com o apoio coordenado entre o Poder Público e a sociedade civil. Os acidentes de trânsito representam a nona maior causa de morte em todo o mundo, sendo o primeiro responsável por mortes entre pessoas com 15 a 29 anos de idade, segundo órgãos internacionais.
Més de combate às hepatites virais
Julho é o mês da conscientização de hepatites virais e câncer ósseo. O més foi escolhido pelo Ministério da Saúde e pelo Comité Estadual de Hepatites Virais. A cor foi escolhida por ser o tom que os olhos dos infectados geralmente ficam quando a doença se manifesta, no fígado.
Mês da conscientização do aleitamento materno
Dos dias 1" a 7, é realizada a Semana Mundial da Amamenta ção. Por este motivo, agosto foi escolhido para ser o mês da conscientização do aleitamento materno. A campanha foi insti tuida pelo Governo Federal aqui no Brasil, em 2017. A cor dourada foi adotada porque, segundo os idealizadores da campanha, os momentos de amamentação são "horas de ouro".
Conscientização à deação de órgãos e prevenção do câncer de intestino
A campanha tem como objetivo conscientizar sobre a importan cia da doação de orgãos e prevenção do câncer de intestino No dia 27 de setembro, e lembrado o Dia Nacional de Doação de Orgãos e Tecidos.
Mais do que lutar contra o suicídio
Essa outra campanha do mês tem como alvo a prevenção do suicidio. Apesar de ser uma ação mundial, só foi iniciada no Brasil em 2015.
Combate ao câncer de próstata
Combate ao câncer infanto-juvenil
Alerta para a anemia e a leucemia
A iniciativa foi criada pelo movimento Eu Sou Sangue, em 2011,
e alerta para a anemia e a leucemia.