Com base nesse texto, a forte repressão das forças do governo durante a revolta dos alfaiates foi uma forma de.
a)encorajar apoio armado popular ao estado.
b)intensificar debates políticos de populares.
c)legitimar o poder da coroa portuguesa no território.
d)viabilizar movimentos religiosos de resistência
ajuda ?
Respostas
Resposta: letra A) encorajar apoio armado popular ao estado
Explicação:
A forte repressão das forças do governo durante a revolta dos alfaiates foi uma forma de legitimar o poder da Coroa portuguesa no território. Alternativa C.
Este é o texto em estudo:
A Conjuração Baiana, também denominada como Revolta dos Búzios ou Revolta dos Alfaiates, [...] foi um movimento de caráter emancipacionista, ocorrido no ocaso do século XVIII, na então Capitania da Bahia, no Estado do Brasil. Diferentemente da Inconfidência Mineira (1789), se reveste de caráter popular. [...] Em 12 de Agosto de 1798, o movimento precipitou-se quando alguns de seus membros, distribuindo os panfletos na porta das igrejas e colando-os nas esquinas da cidade, alertaram as autoridades que, de pronto, reagiram, detendo-os. Tal como na Conjuração Mineira, interrogados, acabaram delatando os demais envolvidos. [...] no dia 8 de Novembro de 1799, procedeu-se à execução dos condenados à pena capital, por enforcamento, na seguinte ordem: soldado Lucas Dantas do Amorim Torres; aprendiz de alfaiate Manuel Faustino dos Santos Lira; soldado Luís Gonzaga das Virgens; e mestre alfaiate João de Deus Nascimento. [...]
Como vemos, a pena para aqueles que se manifestavam pacificamente contra a Coroa Portuguesa, era a sumária execução, da forma mais cruel, para enaltecer o poder da metrópole sobre a colônia, numa clara intimidação.
Essa manifestação teve como integrantes principais indivíduos das classes mais baixas que reivindicavam por melhores condições de vida, fim da escravidão e baixa cobrança de impostos, por exemplo.
Por ser um movimento emancipacionista, seu objetivo principal era mesmo separar o Brasil de Portugal, ou seja, tornar a nação independente, com formas de governanças próprias.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/46969223
Bons estudos!