• Matéria: História
  • Autor: nathaugusto567
  • Perguntado 3 anos atrás

1- A subida de Vargas para o poder do Brasil foi o resultado final da Revolução de 1930, responsável também pela destituição de Washington Luís e pelo impedimento da posse de Júlio Prestes. A Revolução de 1930 uniu as dissidências oligárquicas que se opunham aos paulistas e contou com adesão dos tenentistas. Foi iniciada em 3 de outubro de 1930 e teve como estopim: *


A) A criação do Instituto do Café do Estado de São Paulo por Washington Luís, o que desagradou aos tenentistas, defensores da industrialização.

B) A proibição por parte do governo da comemoração realizada pelos tenentistas de seis anos da Revolta Paulista de 1924.

C) O assassinato de João Pessoa, vice da chapa eleitoral de Getúlio Vargas.

D) O fechamento do Clube Militar por Epitácio Pessoa em decorrência da crise existente entre os militares e Artur Bernardes.

E) A adesão de Luís Carlos Prestes à Aliança Liberal.




2- (UDESC 2016) Atribui-se o nome de "Revolução de 30" ao movimento que depôs o presidente Washington Luís, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e possibilitou a ascensão de Getúlio Vargas como presidente da República em um governo provisório.

Assinale a alternativa correta, em relação aos desdobramentos do processo iniciado a partir de 1930. *


A) Durante o governo provisório, Getúlio Vargas foi o responsável pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), pela instauração do Ministério do Trabalho, do Ministério da Educação e pela nomeação de interventores federais em cada Estado da União.

B) O apoio militar de Luís Carlos Prestes, reconhecido na época por sua liderança na Coluna Prestes, foi de importância fundamental para a ascensão de Getúlio Vargas à presidência.

C) Após quatro anos de um governo provisório, Getúlio Vargas tornou-se presidente pelas vias da legalidade – eleições indiretas realizadas em 1934. Nessas eleições apenas os deputados participantes da Assembleia Nacional Constituinte tiveram direito ao voto.

D) Apesar de ser considerado um líder populista, Getúlio Vargas manteve-se distante de quaisquer práticas nacionalistas durante os anos do Estado Novo, entre 1937 e 1945.

E) O voto feminino foi uma conquista obtida durante o governo de Getúlio Vargas. No entanto, sua duração foi restrita, e suspensa com o estabelecimento do Estado Novo, em 1937. Este direito foi reinstituído apenas em 1968, como resposta às reivindicações do movimento feminista no Brasil.​

Respostas

respondido por: mariaclaracipri
0

Resposta:

Explicação:

Perguntas similares