os filosofos do seculo xix se devidiram em duas correntes ao definir a cultura. Como a filosofia do seculo xx se contropos a cada uma dessas concepçoes?
Respostas
Resposta:
A primeira corrente pregava que para toda a humanidade havia uma mesma e grande cultura em progresso. As diferentes culturas seriam etapas dessa cultura maior.
Resposta:
A primeira corrente pregava que para toda a humanidade havia uma mesma e grande cultura em progresso. As diferentes culturas seriam etapas dessa cultura maior. A segunda corrente, dos filósofos românticos, pregava que as culturas não formavam uma sequência, mas eram culturas particulares, nacionais, com um espírito particular enraizado em seu passado. Contra a filosofia da cultura universal, a filosofia do século XX negou que houvesse uma única cultura em progresso e afirmou a existência da pluralidade cultural. Contra a filosofia romântica das culturas nacionais como expressão do "espírito do povo" e do conjunto de tradições, a filosofia do século XX negou que a nacionalidade fosse causa das culturas (ao contrário: as nacionalidades são efeitos culturais temporários) e afirmou que cada cultura se relaciona com outras e encontra dentro de si seus modos de transformação.
Espero ter ajudado, boa noite!