• Matéria: Geografia
  • Autor: Brasilfacciollo
  • Perguntado 3 anos atrás

quais são as regiões mais arriscadas a sofrerem com terremotos e de mais difícil ocupação humana?
POR FAVOR RESPODE RAPIDO PRECISSO DISSO HJ

Respostas

respondido por: bgeovanna665
2

Resposta:

As Zonas Sísmicas da Terra são as regiões do planeta que apresentam os mais fortes terremotos. São áreas também muito propensas à ocorrência de vulcanismo.As zonas sísmicas, por definição, podem ser entendidas como as áreas onde acontecem os terremotos com maior frequência, isto é, as regiões do planeta mais geologicamente instáveis e mais suscetíveis à ação dos agentes internos ou endógenos de transformação do relevo.

O registro cartográfico e o conhecimento sobre as regiões sísmicas da Terra é importante para a elaboração de planejamentos sociais e urbanos queTerra

Uma das principais zonas sísmicas da Terra encontra-se em uma região que abrange boa parte dos limites do Oceano Pacífico, indo desde o sul da América do Sul, passando pelo norte da América do Norte e estendendo-se pelo extremo leste da Ásia e da Oceania. É nessa conjunção de áreas que ocorre a maioria dos terremotos do planeta e, por isso, ela é denominada de Anel de Fogo do Pacífico ou, ainda, Círculo de Fogo do Pacífico. Ela representa justamente os limites da Placa do Pacífico, além de englobar a área de encontro entre a Placa de Nazca e a Placa Sul-americana.

É nessa região que tragédias recentes e antigas anunciaram-se, como os terremotos do Japão, do Chile, da Indonésia e do Alasca, entre outros. O maior tremor já registrado pelo ser humano ocorreu também nessa área, na cidade de Valdívia, em território chileno, na década de 1950. Além dos frequentes terremotos, ainda se manifestam os problemas relativos aos tsunamis e também ao constante vulcanismo em conta a possibilidade de tremores de terra repentinos. Afinal, não é qualquer área do espaço geográfico que se encontra predisposta a apresentar aqueles terremotos cujos efeitos são mais duramente sentidos e que geram perda de patrimônio e, principalmente, de vidas.

Perguntas similares