."A Conferência está de acordo em declarar que o colonialismo, em todas as suas manifestações, é um mal a que deve ser posto fim imediatamente."DECLARAÇÃO DA CONFERÊNCIA DE BANDUNG, abril de 1955. Após a Segunda Guerra Mundial, a dominação no continente africano foi contestada por movimentos locais de confronto com as nações imperialistas, em prol da independência e da autodeterminação dos povos desse continente. Sobre os pontos defendidos pela Conferência de Bandung, de 1955, podemos citar: *
2 pontos
a) Os países imperialistas deveriam ajudar econômica e militarmente os países recém-independentes da Ásia e África.
b) Os países participantes declararam-se não alinhados, neutros, na Guerra Fria, usando a expressão “Terceiro Mundo”.
c) Os conflitos internacionais deveriam ser resolvidos apenas pelos países que faziam parte da guerra. Não aceitariam interferência estrangeira.
d) Os países participantes declararam apoio incondicional aos Estados Unidos, dentro da Guerra Fria, rompendo qualquer relação com a União Soviética.
2. No século XIX os europeus se apossaram de grandes porções da Ásia e da África e submeteram seus povos. Entretanto, a partir da segunda metade do século XX acentuou-se, na África e Ásia, o processo de libertação das colônias.Quais fatores contribuíram para o processo de independência das colônias? *
3 pontos
a) Enfraquecimento das potências colonialistas com as guerras mundiais, as lutas e resistências dos próprios africanos e asiáticos e a força de movimentos identitários como o pan-africanismo e a negritude.
b) A presença das ideias socialistas e fascistas nas colônias, o apoio dos Estados Unidos e União Soviética aos movimentos de independência e a influência cultural dos movimentos pacifistas europeus e norte-americanos.
c) O apoio da Igreja Católica aos movimentos de independência, a formação de exércitos permanentes nas antigas colônias e o papel das lideranças internacionais na luta por autonomia política.
d) A grande crise econômica do capitalismo, a expansão das ideias socialistas pelos continentes africano e asiático e a atuação de missionários católicos, protestantes e islâmicos no combate ao racismo.
Respostas
respondido por:
0
Resposta: k
Explicação:
wooollshop8855:
Obrigado lixo
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás