[GEOGRAFIA]
(UFPR-2020) Na atualidade, o Brasil é o segundo maior produtor de soja do planeta, atrás apenas dos EUA. Fatores internos foram determinantes para que o governo federal passasse a incentivar seu cultivo, notadamente a partir dos anos 1960. Discorra sobre a trajetória desse cultivo no país, destacando as questões ambientais, econômicas e sociais.
Respostas
O Brasil teve seu início de cultivo de soja após a imigração japonesa que iniciou em torno de 1908, pois tratava-se de um produto culturalmente usado em culinárias japonesas. A expansão ocorreu nos anos 70, após o desenvolvimento de grandes indústrias que favoreceram a produção, onde o mercado externo passou a demandar mais o produto, o que fez com que o Brasil ocupasse uma produção de destaque econômico nas exportações.
Motivos que levaram a produção otimizada foi o clima, relevo brasileiro sobretudo na região centro-oeste, atrelado ao setor industrial em desenvolvimento. Em termos sociais, foi importante para geração de emprego e renda, porém em questões ambientais, diversas áreas são devastadas para o desenvolvimento da monocultura, deixando o solo pobre, impactando a biodiversidade ao redor.
Bons estudos!