• Matéria: História
  • Autor: lguala
  • Perguntado 3 anos atrás

1- Elabore uma definição que explique o que foi a Guerra Fria. *
2 pontos

2- Qual foi o marco inicial da Guerra Fria nos EUA? *
2 pontos

3- Explique o que foram a Doutrina Truman e o Plano Marshall? *
2 pontos

4- Qual a importância da Alemanha para o entendermos a Guerra Fria? *
2 pontos

5- Escolha duas das principais características da Guerra Fria e explique-as: Crise dos Mísseis, Corrida Espacial, Corrida Armamentista, Polarização. *
2 pontos

Respostas

respondido por: yasminnfofa888
2

Resposta:

1- O que é Guerra Fria:

A Guerra Fria foi um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre as duas nações. A guerra é chamada de fria porque não houve uma guerra ou conflitos diretos entre as duas superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear.

2- O discurso de Harry Truman, em 1947, marcou o início da Guerra Fria.

3-A doutrina Truman foi uma política instituida pelo Presidente Truman que tinha como objetivo angariar Países para a ideologia capitalista, pois estavam em um período de pré-guerra-fria, e o plano Marshall foram impréstimos feitos a países europeus destruídos pelo conflito da Segunda Guerra.

4- " acho q a resposta esta aq"

O mundo bipolar da Guerra Fria

O mundo bipolar da Guerra Fria

Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o cenário político mundial testemunhava o período de maior tensão de sua história. De um lado, os Estados Unidos (EUA), uma potência capitalista; de outro, a União Soviética (URSS), uma potência socialista; em ambos os lados, armamentos com tecnologia nuclear que poderiam causar sérios danos a toda humanidade.

Ao final das contas, nenhum tiro foi diretamente disparado entre os dois lados do “conflito”, o que justifica o nome Guerra Fria. O que se pode dizer é que esse conflito foi marcado pelas disputas indiretas entre as duas potências rivais em busca de maior poderio político e, principalmente, militar sobre as diferentes partes do mundo.

Tal configuração ocorreu em função do fato de que uma guerra nuclear não seria vantajosa para nenhum dos blocos nela envolvidos. O mundo apenas conheceria o caos e o possível vencedor desse conflito não teria o que comemorar, pois somente haveria radiação e problemas estruturais no espaço geográfico do país derrotado. Por essa razão, o sociólogo Raymond Aron proferiu uma frase que ficou mundialmente conhecida: "A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível".

Mapa Mental - Guerra Fria

Para baixar o mapa mental, clique aqui!

A Partilha da Alemanha

A Alemanha nazista foi a grande derrotada da Segunda Guerra Mundial e, com isso, teve o seu território dominado e controlado pelos países que formavam a base aliada durante o conflito: EUA, URSS, França e Inglaterra. Esses países, na Conferência de Potsdam, em 1945, dividiram o espaço alemão em duas principais partes: de um lado, a Alemanha Ocidental, dominada pelas nações capitalistas; de outro, a Alemanha Oriental, dominada pela União Soviética. A capital Berlim também ficou igualmente dividida.

5-hegemonia mundial.

A Guerra Fria aconteceu entre 1947 e 1991 e marcou a polarização do mundo em dois blocos: um liderado pelos americanos e outro pelos soviéticos. Essa polarização gerou um conflito político-ideológico entre as duas nações e seus respectivos blocos, cada qual defendendo os seus interesses e a sua ideologia.

A Guerra Fria nunca gerou um conflito armado direto entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), mas o conflito de interesses entre os dois países resultou em conflitos armados ao redor do mundo e em uma disputa que ocorreu em diversos níveis como a economia, a diplomacia, a tecnologia etc.

ass: yayaa

Anexos:
respondido por: mayksonteixeiravieir
2

1- A Guerra Fria foi um conflito político-ideológico que foi travado entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), entre 1947 e 1991. O conflito travado entre esses dois países foi responsável por polarizar o mundo em dois grandes blocos, um alinhado ao capitalismo e outro alinhado ao comunismo.

2- O discurso de Harry Truman, em 1947, marcou o início da Guerra Fria.

3- Vale ressaltar que a Doutrina Truman tinha em vista proteger o capitalismo mundial, enquanto o Plano Marshall buscava o fortalecimento e ampliação do sistema capitalista. A ação militar dos Estados Unidos é bem intensa sob a Doutrina Truman, com intervenções militares na guerras:

Guerra da Coreia (1950-1953)

Guerra do Vietnã (1955-1975)

invasão de Cuba (abril de 1961)

Guerra do Irã (1980 e 1988)

4- Com o surgimento de dois Estados, a Alemanha tornou-se o marco divisório de dois blocos e sistemas político-econômicos antagônicos liderados pelos EUA, de um lado, e pela União Soviética, de outro. Em nenhuma outra parte do mundo a Guerra Fria se manifestou com tanta intensidade. A divisão alemã persistiu até 1990.

5- Crise dos mísseis de Cuba, também conhecido como a Crise de Outubro, Crise do Caribe foi um confronto de 13 dias entre os Estados Unidos e a União Soviética relacionado com a implantação de mísseis balísticos soviéticos em Cuba. A crise começou quando os soviéticos, em resposta à instalação de mísseis nucleares na Turquia, Inglaterra e Itália em 1961 e à invasão de Cuba pelos Estados Unidos no mesmo ano, instalaram mísseis nucleares em Cuba. No dia 28 de outubro, Kruschev aceita retirar os mísseis de Cuba. Mais tarde, num acordo extra-oficial, os soviéticos exigiram a retirada dos mísseis na Turquia, o que foi feito pelos Estados Unidos.

A corrida espacial foi um dos episódios que marcaram a segunda metade do século XX e foi resultado direto da Guerra Fria. Ocorrida entre os anos de 1957 e 1975, a corrida espacial ficou caracterizada pela intensa exploração no espaço realizada por americanos e soviéticos. Um dos momentos de maior relevância da corrida espacial foi a chegada do homem à Lua. A corrida espacial foi resultado da Guerra Fria, o nome que damos para o conflito político-ideológico que marcou o mundo após a Segunda Guerra Mundial. Essa disputa foi travada pelos EUA e URSS, países que saíram como vencedores da Segunda Guerra e que procuraram depois desse conflito garantir a sua hegemonia no mundo.

Perguntas similares