Os movimentos em prol da reforma agrária, que atuam com base no conceito de direito à propriedade apresentado no texto, propõem-se a
0 pontos
A) reverter o processo de privatização fundiária.
B) ressaltar a inviabilidade da produção latifundiária.
C) defender a desapropriação dos espaços improdutivos.
D) impedir a produção exportadora nas terras agriculturáveis.
E) coibir o funcionamento de empresas agroindustriais no campo.
Respostas
Alternativa C
Explicação: A reforma agrária compreende a reorganização da estrutura fundiária, a partir da redistribuição das terras agrícolas consideradas improdutivas, de modo que possam realizar sua função social, fazendo diminuir a concentração fundiária e a injustiça social. Não se trata de reverter o processo de privatização das terras, mas sim de desapropriar espaços agrários improdutivos e dividi-los para posterior assentamento, possibilitando o acesso de trabalhadores rurais sem terra.
Os movimentos que lutam pela reforma agrária defendem a ideia do aproveitamento de espaços improdutivos presente no texto (alternativa c).
A reforma agrária poderia ser compreendida como política que tem como objetivo a melhoria da distribuição de terras no Brasil. O país apresenta grandes espaços agrários improdutivos enquanto parte da população do campo, em algumas regiões, não possuem qualquer propriedade para desenvolver práticas agrícolas.
A má distribuição de terras no Brasil está relacionada ao seu processo histórico, durante a ocupação portuguesa no Brasil. O país possui grandes extensões de terras controladas por um pequeno número de pessoas, enquanto várias pessoas não possuem terras para suas práticas agrícolas.
Os movimentos de reforma agrária brasileiros possuem como principal objetivo a melhoria da distribuição de terras e maior igualdade social para a população camponesa no Brasil.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/8906859