• Matéria: Filosofia
  • Autor: silva2014
  • Perguntado 9 anos atrás

O site norte-americano Magnify, especializado no tratamento e armazenamento on-line de vídeos, divulgou em abril [2011] os resultados de uma pesquisa feita anualmente sobre os hábitos dos internautas. Do total de entrevistados, 76,7% responderam que leem emails e os respondem à noite ou no fim de semana, enquanto 57,4% disseram nunca desligar os telefones celulares. {...} E outros 35,2% costumam responder a demandas do trabalho quando estão com os filhos. Uma das conclusões dos autores é que 'o tempo pessoal e o período de trabalho se misturam, tanto que nem o meio da noite ficou de fora dos limites'. "

a) Segundo o mesmo artigo, estudos recentes equiparam os trabalhadores da era tecnológica ao proletários dos séculos XIX e XX. Em que sentido é possível fazer essa comparação?

b) Quais são os prejuízos dessa nova situação para os trabalhadores?

Respostas

respondido por: gabrielsantosro1
145
a) No sentido de que em ambas épocas o trabalhador tinha que abdicar de seu tempo livre para dedicar-se única e exclusivamente ao trabalho. (Deve-se lembrar que no século XIX e XX, o mundo estava passando pela II revolução industrial, onde predominava o trabalho repetitivo, e como não havia direitos trabalhistas, trabalhava-se mais de 12 horas por dia, chegando ao extremo de 16 horas por dia)
b) Esta situação leva a depreciação das relações humanas em detrimento do trabalho, o que futuramente, pode percutir em uma sociedade dedicada ao trabalho e sem nenhuma relação humana. 
(Tem-se como exemplo a Coréia do Sul, onde os alunos dedicam-se exclusivamente ao estudo e os adultos ao trabalho, o que leva ao índice de suicido muito alto, no Japão ocorre a mesma problemática).

pxe: obrigada :)
Perguntas similares