1)
Como se apresenta a cristandade ocidental por volta do ano 1000? Ao contrário do que diz a lenda – estabelecida sem dúvida quatro séculos mais tarde – a passagem do primeiro milênio não suscitará nem angústias, nem manifestações, nem sequer orações coletivas. Sequer se tem certeza de que os camponeses que constituíam o essencial da população da Europa soubessem com precisão em que ano viviam. Depois do Natal, eles só sabiam que o inverno dava lugar ao Ano-Novo.
SUFFERT, Georges. Tu és Pedro: Santos, papas, profetas, mártires, guerreiros, bandidos – A história dos primeiros vinte séculos da Igreja fundada por Jesus Cristo. Tradução de Adalgisa Campos da Silva. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
O texto se refere a alguns fragmentos históricos relativos à organização social da população europeia na Idade Média, ao longo do Século X d.C, na esteira da ‘Questão das Investiduras’.
Sobre este evento, suas circunstâncias e elementos desencadeantes, analise as opções que se seguem e assinale a correta:
Alternativas:
a)
Trata-se de um processo de reorganização das relações políticas entre a Igreja Católica e as monarquias europeias, que consolidou e unificou a capacidade decisória da Igreja em torno de questões de natureza interna, sobretudo a respeito das nomeações (investiduras) de autoridades eclesiais.
b)
Remete a um período de tensões entre reinos cristãos e muçulmanos em regiões de fronteira, marcados por fases de saque e pilhagem de territórios a partir de colunas militares que realizavam operações de ataque (investiduras) contra estes territórios.
c)
Pode ser entendido como uma questão dinástica, ou seja, uma controvérsia sobre a continuidade do governo de um país (no caso, a França) sob o controle da casa real dos Capetos, que se fizeram reis (foram investidos) no século IX d.C.
d)
É o início da organização econômica moderna, com a formação das primeiras casas bancárias em ambientes urbanos na Europa, na qual servos e senhores realizavam operações de depósitos e investimentos (investiduras) nestes locais.
e)
A expressão remete a um período de reorganização da Igreja no que diz respeito à participação feminina, com a formação das primeiras comunidades formadas exclusivamente por religiosas devidamente ordenadas (investidas) nestas funções.
dossantoshelio27:
qual a resposta certa :
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
LETRA A
Explicação:
respondido por:
1
Resposta: A
Explicação: trata-se de um processo de reorganização das relações políticas entre a Igreja Católica e as monarquias europeias, que consolidou e unificou a capacidade decisória da Igreja em torno de questões de natureza interna, sobretudo a respeito das nomeações (investiduras) de autoridades eclesiais.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás