1-Qual a grande contribuição de Aristóteles para o conhecimento da humanidade?
2-Pesquisa e estudo: qual é o pensamento de Aristóteles sobre política e cidadania?
Respostas
Resposta:
1-Entre inúmeras outras realizações, Aristóteles foi o fundador da Lógica formal e pioneiro no estudo da Zoologia, deixando cada futuro cientista e filósofo em débito para com ele por suas contribuições para o método científico.
2- Segundo a filósofa e intelectual brasileira Marilena Chaui, há três linhas teóricas quando se fala da relação entre política e ser humano. Uma que versa que a razão funda a política; outra que traz a ideia de que a convenção funda a política; uma terceira que relaciona a política a uma origem natural. Esta última representa o partido teórico tomado por Platão e por seu discípulo, objeto de estudo desta aula, Aristóteles. Ambos acreditavam que a organização política entre os seres era algo natural.
A partir disso, ou junto a isso, são postas as funções da política. Antes de tudo, ela é deixar a Cidade – pólis, ou simplesmente comunidade – feliz e fazer o bem. Esse conceito irá permear toda a teoria política aristotélica, em especial na diferenciação nas formas de governo e na organização do Estado, como será visto posteriormente. Além disso, também seria necessário, segundo o filósofo de Estagira, criarem-se instituições para que o governo se estabeleça, algo que também se incumbe à política.
A CIDADE E O CIDADÃO
Nesse contexto, surge o questionamento sobre qual é o conceito de comunidade. Para Aristóteles, a Cidade é o agrupamento de organizações sociais ainda menores que, por sua vez, abrigam a unidade mínima do tecido social, que é a família – que pode ser considerada, também, uma polis. É neste espaço que surge, naturalmente, a política, como forma de fazer o bem às pessoas e trazer a felicidade a todos os grupos sociais. Sempre se vê no pensamento político aristotélico essa totalidade como alvo das políticas públicas, como pode ser visto na citação abaixo.