24 Keleia. "Mas, como você pode ver, Kitty, ainda estou viva, e, como diz papai, isso é o mais importante." Advindo da forma latina vocare, que significa "chamar, invocar, interpelar", o vocativo é um termo acessório de chamamento que garante a interatividade do enunciado. Sempre que alguém está em contato com seu interlocutor e precisa se dirigir diretamente a ele, insere um vocativo em seu enunciado. A alternativa que apresenta o vocativo do trecho acima é a seguinte: @ Kitty ® Papai. © Mas. 0 Isso. Você.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Sempre que alguém está em contato com seu interlocutor e precisa se dirigir diretamente a ele, insere um vocativo em seu enunciado.
Vocativo o que é ?
Vocativo é um termo isolado da oração, não sendo parte do sujeito e nem do predicado. Serve para chamar a atenção do interlocutor e aparece separado do restante da oração por algum sinal de pontuação. Não deve ser confundido com o aposto.
Vocativos são termos isolados da oração que cumprem função de chamar a atenção do interlocutor ou colocá-lo em evidência no discurso. Por estarem isolados no enunciado, não exercem função de sujeito e nem de predicado, aparecendo separados do restante da oração por alguma pontuação, que normalmente é a vírgula.
Exemplos de vocativo
Os vocativos costumam aparecer isolados da oração por uma vírgula. É comum que estejam no início do enunciado.
Amiga, você sabe que horas são?
Pessoal, venha ver isso!
Carlos e Letícia, já mandei pararem de conversar durante a aula!
Os vocativos também podem aparecer ao final do enunciado. Veja:
Você sabe que horas são, amiga?
Venha ver isso, pessoal!
Já mandei pararem de conversar durante a aula, Carlos e Letícia!
Em casos mais específicos, o aposto pode aparecer no meio da oração, entrecortando-a.
Você sabe, amiga, que horas são?
Veja que, nesse caso, o vocativo aparece entre duas vírgulas. Lembre-se: é um termo isolado da oração.