“O conhecimento como um ativo intangível tornou-se cada vez mais um diferencial estratégico para organizações que pretendem cumprir a sua missão e permanecer dentro de um mercado altamente competitivo. Atualmente, a diferença encontra-se no reconhecimento do conhecimento como um ativo estratégico e na necessidade de ações gerenciais sistemáticas para a sua promoção” (GONÇALO; BORGES, 2010, p.57). De acordo com excerto e com seus estudos sobre as práticas de gestão de pessoas voltadas para a aprendizagem organizacional, pode-se afirmar que: a. Ao falar em conhecimento organizacional, entende-se que somente têm valor aqueles que são diferenciais competitivos, assim como os talentos organizacionais. b. Uma organização que se mantém competitiva no mercado contemporâneo não focaliza nos conhecimentos existentes, e sim na gestão das competências dos colaboradores. c. O conhecimento é uma construção social e precisa ser promovido através de práticas cotidianas de treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações. d. Associar o conhecimento com questões estratégicas é um equívoco de diagnóstico, pois empresas destacam-se no mercado sem investir na aprendizagem contínua de seus colaboradores. e. As pessoas já trazem consigo seus conhecimentos quando entram em uma organização, bastando, neste caso, canalizá-los em prol dos objetivos estratégicos.
Respostas
Resposta:
c. O conhecimento é uma construção social e precisa ser promovido através de práticas cotidianas de treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações.
Explicação:
No início do texto fala de como é uma forma estratégica investir no conhecimento, então acredito que o texto quis nos falar de como é uma boa estratégia o conhecimento, em meio as organizações.
Resposta:
O conhecimento é uma construção social e precisa ser promovido através de práticas cotidianas de treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações.
Explicação:
Por que esta resposta é a correta?
O conhecimento é construído entre relações e interações humanas; logo, deve existir um processo que o gerencie dentro das organizações para que possa contribuir com a manutenção e a ampliação de sua competitividade no mercado. Assim, não basta somente utilizar os conhecimentos e expertises que os colaboradores trazem consigo, mas continuar desenvolvendo competências. Aliás, o conhecimento é parte integrante e importante do conceito de competência. Em uma organização, todos os conhecimentos existentes e todos os colaboradores têm importância para o alcance dos objetivos estratégicos e, em um mercado altamente competitivo, aquelas que inovam, reciclam e reinventam sua aprendizagem organizacional são os que se destacam.