Elabore um texto dissertativo sobre os equipamentos de segurança nas Práticas Corporais de Aventura.
Respostas
1. Lanterna
As lanternas podem ser utilizadas em diversas ocasiões, inclusive no dia a dia. Nos esportes de aventura são ainda mais imprescindíveis, pois oferecem iluminação mesmo nos momentos mais inesperados. Antes de escolher uma lanterna, o praticante deve definir qual é a potência e o alcance de luz necessário para cada tipo de prática.
O mercado oferece inúmeras opções e, atualmente, é possível alocá-la em diversas partes do corpo (até em capacetes), facilitando seu manuseio e proporcionando maior segurança. Ela é muito utilizada no ciclismo, trekking, mergulho, caving, rapel etc.
2. Sistema MOLLE
Para melhorar o transporte de ferramentas, desenvolveu-se o sistema MOLLE. Os equipamentos desse sistema consistem em coletes táticos, coturnos, kits de sobrevivência, mochilas e bolsas com diversas utilidades, como porta-celular, porta-rádio, munições etc.
Para os usuários, adquire-se mais confiança, sendo possível desempenhar atividades com muito mais eficiência e praticidade. Ainda podem ser adequados de acordo com as necessidades e do tipo de atividade realizada.
3. Botas
Usadas principalmente em atividades outdoor, as botas podem evitar diversos contratempos.
Devem ser apropriadas para o tipo de exercício e, o mais importante, para o pé do praticante. Isso porque existe um modelo específico para cada pessoa, além de outras características que devem ser consideradas, como o material e a finalidade do equipamento.
Grande parte dos esportes de aventura necessitam de calçados adequados, pois são feitos com materiais de qualidade que garantem uma boa usabilidade e proteção. As botas são muito buscadas para o trekking e motocross.
4. Protetores
Equipamentos de proteção são úteis para diversas atividades, como mountain bike, rapel e rafting. As cotoveleiras, por exemplo, impedem que os cotovelos se choquem com o chão de forma brusca em uma queda. Elas também são essenciais para cobrir a camada de pele e os ossos em possíveis lesões.
As joelheiras também são cruciais para alguns esportes, pois amenizam impactos e evitam que o órgão entre em contato com estruturas rígidas. Um ótimo exemplo de modalidade é o skate, no qual os equipamentos de proteção das articulações são obrigatórios.
5. Capacete
Indicado para todos os tipos de esportes, radicais ou não. Tem a função de proteger a cabeça do praticante para amenizar o impacto de quedas e outros tipos de pancadas na região. Os capacetes são requisitados para praticar ciclismo, rapel, montanhismo, etc.
Deve ser ajustado adequadamente, a depender do tamanho da cabeça da pessoa, para que fique firme e confortável, e a suspensão possa funcionar em sua totalidade.
6. Óculos de proteção e binóculos
Os óculos de proteção são necessários para inúmeras modalidades, principalmente para as que oferecem maior risco a essa parte do corpo. Certas práticas podem causar danos irreversíveis aos olhos, e elas são mais comuns do que se imagina!
Um exemplo são aquelas que levam à exposição aos raios UVA e UVB, que pode queimar a superfície do olho, assim como o vento pode ressecá-lo. No ciclismo, por exemplo, deve-se optar pelo modelo e a cor de lente ideais para a prática, evitando que ele atrapalhe o desempenho do praticante.
Os binóculos também são importantes em algumas práticas que exigem um campo de visão maior. Mas é importante saber como escolher o melhor binóculo, considerando fatores como tipo de revestimento, distância da lente e zoom. Isso ajuda a evitar o esforço excessivo para enxergar, por exemplo, e garante que a prática seja mais segura.