• Matéria: ENEM
  • Autor: samantasilvagu76
  • Perguntado 3 anos atrás

3. Na escultura contemporânea o que é mais importante para o artista? (V.4)​

Respostas

respondido por: yasminvvitoria2009
0

Arte Contemporânea é uma tendência artística que nasceu na segunda metade do século XX, após a Segunda Guerra Mundial. Também conhecida como Arte Pós-Moderna, essa tendência teve início, sobretudo, com o advento da Pop Art e do minimalismo.

A Arte Contemporânea reúne expressões e técnicas inovadoras, que incentivam a reflexão subjetiva sobre a obra, apresentando um rompimento em relação à pauta moderna, o que pode ser considerado como o início do Pós-Modernismo.

Apesar de ainda preservar alguns valores artístico da Arte Moderna, como o desejo pelas invenções e experimentações artísticas, a arte da contemporaneidade apresenta a ruptura com alguns aspectos modernos, ajudando a configurar uma nova mentalidade no mundo artístico.

O conceito, a atitude e a ideia da obra são mais valorizados na Arte Contemporânea do que, necessariamente, o objeto final. As novas orientações artísticas, apesar de distintas, compartilham um espírito comum: em suma, tentativas de dirigir a arte às coisas do mundo, à realidade urbana e ao mundo da tecnologia.  

As obras contemporâneas articulam uma diversidade de linguagens, desafiando as classificações convencionais, pondo em questão o caráter das representações artísticas e a própria definição de arte. Mais do que contemplar a natureza estética, a Arte Contemporânea busca refletir de modo subjetivo sobre a obra artística.

Constituída por uma série de estilos, perspectivas e técnicas, que podem ser manifestadas através da pintura, da dança, música, teatro, escultura, literatura, moda, instalações, a obra já não é o objeto em si, pois se funde com o processo criativo.

Propondo expressões artísticas originais a partir de técnicas inovadoras, nas intervenções artísticas contemporâneas o ambiente é trabalhado pelo artista de modo que ele venha a integrar-se à obra.  

A Arte Contemporânea perdura até os dias atuais e, atualmente, suas maiores vitrines internacionais são as bienais que reúnem artistas de todo mundo, ajudando a colocar em destaque o que está sendo produzido nesse âmbito. Hoje estima-se que há cerca de 100 bienais em cidades como São Paulo, Istambul, Moscou e Sydney.  

Características da Arte Contemporânea

Embora apresente alguns valores da Arte Moderna tais como inovações, experimentações e diluição de fronteiras entre as formas artísticas, a Arte Contemporânea representa a ruptura com alguns aspectos da Arte Moderna.

Abrindo espaço para uma diversidade de estilos, perspectivas e técnicas, a Arte Contemporânea, abandonou diversos paradigmas da Arte Moderna, trazendo valores para a constituição de uma nova mentalidade artística.

Houve a ampliação da abrangência de linguagens artísticas com a inclusão de dança, música, moda, fotografia, pintura, teatro, escultura, literatura, performances, happenings, instalações, videoarte, entre outras.

Outro aspecto marcante da arte na contemporaneidade são os avanços tecnológicos, impulsionados pela corrida espacial. Essa característica pode ser observada nos objetos construídos com formatos aerodinâmicos e alusivos ao espaço. A consciência ecológica e o reaproveitamento de materiais também são características observadas na Arte Contemporânea.  

Na Arte Contemporânea os artistas possuem uma grande liberdade de criação, de modo que eles podem transitar entre os diferentes períodos. Eles possuem liberdade total para se expressar, tanto tecnicamente como conceitualmente. As principais características da arte contemporânea são:

• Abandono dos padrões habituais;

• Fusão de arte e vida;

• Uso de novas tecnologias e mídias;

• Junção de estilos artísticos;

• Interatividade das obras;

• Questionamentos da definição de arte;

• Aproximação da cultura popular;

• Uso de materiais diferentes para a produções artísticas;

• Liberdade e efemeridade artística.

Contexto da Arte Contemporânea

 

Surgida na segunda metade do século XX, mais precisamente, após a Segunda Guerra Mundial, a Arte Contemporânea, em seus estilos, escolas e movimentos, é considerada uma ação de ruptura moderna.

Por volta da década de 1950, a efervescência cultural da década e os questionamentos da sociedade do pós-guerra voltavam-se contra o estilo de vida difundido no cinema, na moda, na televisão e na literatura.

O sentimento do momento era de reconstrução da sociedade. Amparados no avanço da globalização, das novas tecnologias e mídias, os artistas estavam voltados para a verdade do inconsciente e, desde então, passaram a enxergar novos meios de se expressar artisticamente.

Em uma sociedade marcada pelo avanço da globalização, pela cultura de massa e pelo desenvolvimento das novas tecnologias e mídias, a arte possibilitou novas experiências baseadas nos processos artísticos em detrimento do objeto.

Perguntas similares