ELABORAR UM TEXTO, DE 20 LINHAS SOBRE:
IDENTIDADE E ETNOCENTRISMO, CULTURA E INDENTIDADE.
Respostas
Resposta:
Explicação:
A cultura é um conjunto de comportamentos, tradições e conhecimentos relativos ou referente a um determinado grupo social, incluindo desta forma, a língua, comidas típicas, religiões, doutrinas, música, artes, dança, vestimentas, etc.
Por este motivo a cultura pode ser definida como sendo uma forma de compartilhamento de símbolos, significados e valores de um determinado grupo social, formado pelo ser humano.
Os elementos formadores da cultura são desenvolvidos, mantidos e compartilhados nos grupos sociais, por intermédio dos membros dos grupos sociais.
A cultura brasileira, por exemplo, é conhecida pela sua miscigenação - mistura de povos e etnias - e por suas grandes festas como, o carnaval, além de sua diversidade musical e tradição no futebol.
A partir do momento que um determinado grupo social começa a se achar melhor que outro e, pior, começam `a menosprezar os outros grupos sociais passa-se a perceber o etnocentrismo, que nada mais é do que uma visão errada, caracterizando-se por considerar o seu grupo étnico, nação ou nacionalidade, socialmente mais importante ou superior que os demais.
O etnocentrismo nada mais é do que olhar para o próprio grupo social de forma egocêntrica, traduzindo-se como uma atitude individual ou coletiva colocando a etnia da qual se faz parte como eixo central de uma determinada interpretação ou concepção de mundo.
A identidade de um grupo social é a capacidade única que o mesmo possui e se faz distinguir por ela. Pois, as características de um grupo social é intrasferível, isto é, cada grupo social possui suas características próprias. Por exemplo, o povo brasileiro é amplamente conhecido no mundo todo, pela sua capacidade de lidar com as coisa de forma irreverente utilizando a famoso jeitinho brasileiro.
Esta característica forma a identidade do povo brasileiro, tornando-o praticamente inconfundível com os demais povos.