Respostas
Resposta:
A conjuração mineira, também chamada de inconfidência mineira, foi um movimento separatista que ocorreu no Estado de Minas gerais no ano de 1789.
Origem social: no final do século XVIII, a exploração do ouro começou a decair em Minas Gerais, o que afetou todas as camadas da população. Os impostos começaram a ficar exorbitantes.
Resposta:
O motivo principal da Inconfidência foi a questão da derrama. Tratava-se de uma operação fiscal realizada pela Coroa portuguesa para cobrar os impostos atrasados. O chamado quinto, como o próprio nome já indica, correspondia à cobrança de 20% (1/5) sobre a quantidade de ouro extraído anualmente. Quando o quinto não era pago, os valores atrasados iam se acumulando. Então, a Metrópole podia lançar mão da "derrama" para cobrar esses impostos, utilizando-se até mesmo do confisco dos bens dos devedores....
Explicação:
Inconfidência Mineira, também referida como Conjuração Mineira, foi uma conspiração de natureza separatista que ocorreu na então capitania de Minas Gerais, Estado do Brasil, entre outros motivos, contra a execução da derrama e o domínio português, sendo reprimida pela Coroa portuguesa em 1789.