Respostas
Resposta:
A flor é uma estrutura exclusiva das angiospermas. Elas podem ser definidas como ramos altamente modificados que apresentam como função garantir a reprodução do vegetal. Além de produzir os gametas, as flores têm estruturas que garantem a atração de polinizadores. Pétalas coloridas e a presença de néctar, por exemplo, fazem com que determinadas espécies de animais visitem-nas e garantem a polinização cruzada.
As flores podem apresentar até quatro verticilos florais, sendo dois de proteção e dois férteis. Os verticilos de proteção (partes estéreis) são as sépalas e as pétalas, enquanto os verticilos férteis (reprodutivos) são os estames e carpelos.
Consideramos uma flor como completa quando os quatro verticilos estão presentes e incompleta quando um ou mais deles estão ausentes. Os verticilos florais estão inseridos no receptáculo, e as flores são sustentadas por uma haste denominada pedicelo.
Conheça mais sobre os verticilos florais a seguir:
Sépalas: são folhas estéreis que, em geral, apresentam coloração verde. Sua função é garantir a proteção das outras partes da flor no botão floral. O conjunto de sépalas forma um cálice.
Pétalas: são folhas estéreis e que, geralmente, são vistosas, possuindo diferentes colorações. As pétalas são responsáveis por garantir a atração de polinizadores. Ao conjunto de pétalas dá-se o nome de corola. O cálice e a corola formam, juntos, o chamado perianto.
Explicação:
Espero ter ajudado, Boa noite e Bons estudos!