9. (Fac. Cultura Inglesa SP) Procurei demonstrar-lhe que ele parecia sábio sem o ser. [...] Então, pus-me a considerar, de mim para mim, que eu sou mais sábio do que esse homem, pois que, ao contrário, nenhum de nós sabe nada de belo e de bom, mas aquele homem acredita saber alguma coisa, sem sabê-la, enquanto eu, como não sei nada, também estou certo de não saber. Parece, pois, que eu seja mais sábio do que ele, nisso – ainda que seja pouca coisa: não acredito saber aquilo que não sei. (Platão. Apologia de Sócrates, 1969.) A Apologia de Sócrates trata da resposta de Sócrates aos seus acusadores no tribunal da cidade de Atenas. No excerto, Sócrates, referindo-se ao diálogo que teve com um indivíduo que se considerava sábio, definiu a filosofia como:
a) saber absoluto sobre o mundo terrestre e celestial.
b) definição de beleza artística e de ações virtuosas dos homens.
c) crítica das imperfeições políticas dos regimes das cidades gregas.
d) consciência dos limites do saber humano. e) comprovação racional da existência dos deuses da cidade.
Respostas
Resposta:
Explicação:
“Procurei demonstrar-lhe que ele parecia sábio sem o ser. […] Então, pus-me a considerar, de mim para mim, que eu sou mais sábio do que esse homem, pois que, ao contrário, nenhum de nós sabe nada de belo e de bom, mas aquele homem acredita saber alguma coisa, sem sabê-la, enquanto eu, como não sei nada, também estou certo de não saber. Parece, pois, que eu seja mais sábio do que ele, nisso – ainda que seja pouca coisa: não acredito saber aquilo que não sei.”
Sócrates se consolidou no Pensamento Ocidental com a criação da maiêutica
d) consciência dos limites do saber humano.
No excerto, Sócrates, referindo-se ao diálogo que teve com um indivíduo que se considerava sábio, definiu a filosofia como d) consciência dos limites do saber humano.
A Apologia de Sócrates
A Apologia de Sócrates é uma obra literária do filósofo Platão em que o autor expressa sua versão da defesa de outro filósofo, Sócrates, em seu próprio julgamento, onde é acusado de corromper a juventude, não aceitar o Estado e deuses reconhecidos para introduzir novos cultos.
A Defesa de Sócrates é um famoso julgamento que resultou em sua morte empor ingestão de cicuta, um veneno potente. Várias outras "desculpas" foram elaboradas nos anos que se seguiram, sendo a mais notável a de Xenofonte.
A primeira questão óbvia na obra é se as palavras que Platão "põe na boca" são Sócrates seriam os mesmos pronunciados especificamente na corte de Atenas, ou realmente refletiriam os pensamentos de Platão sobre as injustiças sofridas por Sócrates?
Saiba mais sobre Sócrates em: brainly.com.br/tarefa/21085422
#SPJ2