• Matéria: Filosofia
  • Autor: GabrielaPiva
  • Perguntado 9 anos atrás

Como e por qual motivo os Sofistas foram criticados por Sócrates, Platão e Aristóteles?

Respostas

respondido por: LariChase
24
Sócrates, Platão e Aristóteles combatiam os sofistas, que defendiam que a verdade e os valores humanos eram relativos. Ele achava que a verdade, a justiça, e amor, a beleza e o bem não eram relativos, mas sim valores que defendiam ser defendidos em qualquer lugar e em qualquer situação.
Espero ter ajudado! ;)   
respondido por: Itachikunn
4

Os sofistas foram amplamente criticados desde Sócrates até meados do século XIX. Em sua maioria, esses pensadores estiveram na cidade de Atenas, em razão da organização política dessa cidade-estado no século V a.C., mas não eram cidadãos. Por cobrarem para ensinar, principalmente retórica e gramática, foram chamados por Platão de enganadores hábeis, e por Henry Sidgwick, de charlatães.

Há indícios de que a palavra sofista teve conotação positiva nos escritos dos grandes poetas gregos e em Heródoto, o pai da história. A crítica histórica aos sofistas não se iniciou com Sócrates, contudo é inegável a influência dos escritos de Platão e Aristóteles na caracterização desses pensadores.

O aspecto negativo que atribuímos aos sofistas é baseado na crítica de Sócrates a esse grupo de pensadores. Vemos nos diálogos platônicos, por meio de Sócrates, que os sofistas propõem apenas verdades relativas. Na ausência de uma verdade absoluta, torna-se mais fácil praticar a erística, a saber, a tentativa de alcançar sucesso em qualquer debate. Uma das descrições, que alguns sofistas atribuíam a si mesmos, era a habilidade de refutar qualquer assunto. Sua elogiável oratória favorecia a aparência de sábios, mas o interesse pela verdade não estava presente.

Perguntas similares