Respostas
Resposta:
1- Como obter meu título de eleitor pela primeira vez?
Devido à crise sanitária, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) suspendeu o atendimento presencial nos cartórios eleitorais.
Para realizar a inscrição eleitoral (primeiro título de eleitor), a pessoa deve utilizar o sistema Título Net (veja as orientações antes de iniciar o preenchimento do formulário) .
É possível, ainda, realizar o pedido, desde que agendado, em uma das unidades do Poupatempo com serviços da Justiça Eleitoral. O agendamento é feito no site do Poupatempo.
2- O título fica pronto na hora?
Pelo sistema Título Net, depois do processamento e se não houver pendências, o inscrito pode baixar o aplicativo e-Título no seu celular e, assim, ter a versão digital do título de eleitor, dispensando o título em papel.
Pelo Poupatempo, o título é entregue na hora.
3- Posso faltar ao trabalho para regularizar minha situação eleitoral?
Ao utilizar o sistema Título Net não há necessidade de se ausentar do trabalho.
No Poupatempo, como o título eleitoral é, em regra, emitido na hora, poderá ser fornecida ao eleitor, mediante solicitação, uma certidão de comparecimento com o horário em que esteve no local.
O Código Eleitoral (Lei 4.737/1965) garante ao empregado se ausentar do serviço para realizar a inscrição ou transferência eleitoral sem prejuízo do salário, desde que comunicada com antecedência de 48 horas.
4- Há prazo determinado para tirar o meu título eleitoral ou para transferi-lo?
Em ano em que não ocorra eleição, a inscrição eleitoral e a transferência podem ser requeridas a qualquer momento. Em ano eleitoral, porém, tais requerimentos só podem ser formulados até 151 dias antes da data da eleição ou após o pleito.
5- Como transferir meu título eleitoral?
Para transferir o título para outro município o eleitor deve utilizar o sistema Título Net . É possível, ainda, realizar o pedido, desde que agendado, em uma das unidades do Poupatempo com serviços da Justiça Eleitoral. O agendamento é feito no site do Poupatempo.
Confira os requisitos necessários à transferência:
• residir há, no mínimo, três meses no município;
• ter transcorrido, no mínimo, um ano da data do alistamento eleitoral ou da última transferência.